Notícia

Agricultura - 11/04/2017 - Cooper Fonte Nova e EMATER irão dar continuidade ao plano de aprimoramento cooperativo


Reunião aconteceu na manhã desta terça-feira

Desde 2013 a Cooper Fonte Nova de Crissiumal vem trabalhando no melhoramento da sua gestão, através da assistência técnica e extensão rural para qualificação da gestão de empreendimentos coletivos da agricultura familiar. Mais de 19 cooperativas da agricultura familiar na regional da Emater de Ijuí já receberam o acompanhamento da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, a assistência é prestada por uma equipe multidisciplinar da Emater.

A Chamada Pública do Cooperativismo, por sua vez, permitiu Assistência Técnica e Extensão Rural para qualificação da gestão de empreendimentos coletivos da agricultura familiar visando seu fortalecimento e inserção nos mercados institucionais e privados.

A cooperativa irá dar continuidade nas atualizações do plano de aprimoramento para 2017, já havendo recebido visitas técnicas para levantamento de informações para alinhar diretrizes que devem ser desenvolvidas nesse ano corrente. A Emater executa as atividades através da PEC – Programa Gaúcho de Cooperativismo Rural, aplicada pelo Núcleo de Cooperativismo de Ijuí, com colaboração da Emater local. Dentre suas atividades para melhoria na gestão, uma delas que atinge diretamente o associado foi á conquista da Tributação Cooperativa Simplificada, benefício adquirido pelo seu enquadramento social, fiscal e tributário, onde que os produtos que não fazem parte da substituição tributária podem ser comercializados 1,83% ICMS, ao invés de 18%, beneficiando diretamente o associado.

A Cooper Fonte Nova está envolvida com suas atividades na prestação de serviços as agroindústrias, realizando parcerias, uma delas de longa data com a Emater, que também presta vários serviços aos associados, um deles em especial para as agroindústrias é o cadastro do Selo Sabor Gaúcho, assim como poder público e as escolas que são parceiras na compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar.

Uma reunião na manhã desta terça-feira (11) realizada em Crissiumal na sede da cooperativa discutiu os próximos passos do plano. Participaram da reunião o Gerente da Cooper Fonte Nova Marcos Sossmeier, o Chefe do Escritório da EMATER local Fernando Leichtweis, Abel Toquetto e Érico Soares da EMATER de Ijuí.

 

Fonte: Cooper Fonte Nova / Guia Crissiumal

Foto: Leila Ruver / Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos