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Texto de Opinião - 11/02/2018 - História: Componente Curricular


Por Liziane Vettorello Mallmann - Professora Municipal

História, componente curricular que surgiu também no Brasil no século XIX, entre tantas outras ciências. Disciplina que podemos conceituar como universal e, que com o decorrer do tempo busca estudar os fatos, relacionando-os entre si.  Já nos século XIX , XX e XXI recebemos cronologicamente presente a noção deste tempo histórico, pois o homem como ser social e histórico fez a história desde os primórdios da construção desta sociedade, e continua descrevendo a sua própria história com suas ações cotidianas e contribuindo com a história do nosso país, e tudo isto com a contribuição desta ciência social.

Em todas estas concepções, conceitos e entendimentos, busca-se compreender interpretando o porquê muitas coisas acontecem ou aconteceram, então indagações surgem: talvez!  pois é, capaz, no século passado, no novo milênio, há uma década, como? Nossa! . Isto acontece, pois a história não é estática está sempre em evolução.  E, para compreender é preciso voltar neste tempo em transformação através das fontes históricas, e o homem é quem faz e quem fez. Por isso é preciso que o homem procure acompanhar, pois todos somos os precursores deste tempo histórico onde, em um futuro próximo, as próximas gerações tenham elementos suficientes para entender cronologicamente como os fatos se sucederam.

Mas, mediar história é um desafio, é preciso estimular a análise do que apresentado é, e assim estarão os educandos assimilando, comparando, e então memorizando. É preciso mostrar para que tenham uma visão crítica e que percebam que não existe uma única história. Conforme Paulo Freire: ”Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. 

Contudo, a aprendizagem é social, não ocorre isoladamente e, o professor deverá acompanhar as mudanças contínuas e se adaptar as demandas da educação, e que o ensino seja pautado não só no estudo do passado, e sim na relação do presente com o passado.

Liziane Vettorello Mallmann - Professora Municipal

Licenciatura plena em História. 

Especialização em metodologias inovadoras aplicadas à 

educação na área especifica de educação especial inclusiva.

Pós-graduação em gestão escolar: administração, orientação e supervisão escolar .

 

 

 

Postado: Leila Ruver
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