Notícia

Saúde - 11/01/2019 - Hospital de Crissiumal busca alternativas contra a crise provocada pelos atrasos do Governo do Estado


Prefeitura anunciou repasse extra de 120 mil reais

A reportagem do Guia Crissiumal acompanhou nesta sexta-feira (11) duas reuniões da direção do Hospital de Caridade de Crissiumal em busca de soluções contra a grave crise financeira pela qual a entidade passa.

Pela manhã a direção esteve reunida com o Presidente da Câmara de Vereadores de Crissiumal Renato Saling no Legislativo Municipal. Em pauta a busca de recurso para o HCC manter o setor de obstetrícia, que são os partos realizados pela entidade. Durante o encontro o presidente do HCC Carlos Willy Grun fez uma explanação sobre a atual situação do hospital, as dificuldades quem vem enfrentando com os atrasos dos repasses do estado, que somam mais de três meses de recursos. Carlinhos comentou sobre a importância do hospital poder manter a obstetrícia em Crissiumal, uma vez que se todas as mulheres tiverem que se deslocar a outro município para realizar os partos, além do transtorno, com certeza o custo será ainda maior. Já que nenhum hospital irá atender a população de Crissiumal sem custo.

O presidente Renato Klafke Saling vai convocar os demais vereadores para uma reunião com a diretoria do hospital, para a próxima semana, para juntos buscar uma solução.

Já durante a tarde a reunião foi entre funcionários do HCC, diretoria e Executivo Municipal, representado pelo prefeito Roberto Bergmann e pela secretária municipal de saúde Suelen Cocco.

Durante a reunião o prefeito usando da palavra relatou que o Executivo tem buscado a ajuda de outros municípios que também são atendidos pelo HCC, uma vez que Crissiumal tem arcado com grande parte do custo sozinho. Também explicou sobre emendas parlamentares que vieram para auxílio do atendimento básico da saúde em 2018, não sendo para média ou alta complexidade, o que fez com que o município não conseguisse repassar os valores ao hospital. “Alguns chegaram a falar: o prefeito não quis repassar o valor. Não é assim. Nós não tínhamos esse recurso livre”, explicou Bergmann. Ainda, o prefeito anunciou que estará fazendo um repasse extra de 120 mil reais a Casa de Saúde, para que possam ser solucionados alguns problemas de emergência, como o pagamento do 13º salário dos servidores, utilizando economias do município. Os 120 mil reais passarão por votação na Câmara, provavelmente em uma Sessão Extraordinária.

Vale ressaltar que Executivo e Legislativo já repassam valores mensais ao hospital, em forma de convênio, que somaram mais de um milhão de reais, segundo o portal de transparência da prefeitura.

Assista abaixo parte do que falou Roberto Bergmann aos servidores do HCC:

Postado: Leila Ruver
Vídeos