Notícia

Ageleite - 11/01/2012 - Momento Leite 077


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.77 - Momento Leite:
- Ministério promete fortalecer socorro contra estiagem
- Calor excessivo pode comprometer a reprodução em bovinos de leite no RS

Ministério promete fortalecer socorro contra estiagem - Em meio a crescentes perdas em lavouras do Sul provocadas pela estiagem deflagrada pelo fenômeno La Niña, o Ministério da Agricultura promete criar novas ferramentas de proteção à renda dos produtores rurais que sofreram perdas em virtude de situações de emergência e intempéries climáticas, além de fortalecer as já existentes. Os esforços do governo federal deverão se concentrar em procedimentos para apressar renegociações de dívidas e dar celeridade às indenizações por meio de seguro rural.
Um levantamento detalhado e atualizado sobre os danos às lavouras devido ao clima será realizado e, de acordo com o ministro, deverá ser amplo para que as medidas alcancem todos os produtores. "Temos que fazer um levantamento de quanto houve de quebra, qual o tamanho das propriedades, qual a facilidade de pagamento de cada produtor e auxiliar os que tiverem mais dificuldades em quitar as parcelas. Vamos buscar todas as formas de acelerar os procedimentos para ajudar o produtor".
Levantamento preliminar dos danos da estiagem na região Sul do país, realizado pelo Ministério da Agricultura e pelo Banco do Brasil, aponta que já houve 32% de quebra na safra de milho no Rio Grande do Sul, 19% em Santa Catarina e 17% no Paraná.
"A quebra de milho no Rio Grande do Sul deve ser mais sentida do que em outros Estados, mas ainda não temos motivos para acreditar que haverá um resultado ruim em todo o país. Ainda existem vários fatores a serem analisados", diz Mendes Ribeiro.
Em reunião na manhã de ontem na Casa Civil, Mendes Ribeiro, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e o ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa discutiram a criação de novos mecanismos de ajuda aos produtores. Após a definição das frentes de ação, algumas decisões devem começar a sair via Conselho Monetário Nacional (CMN).
O Banco do Brasil também anunciou que permitirá novos vencimentos de dívidas da linha BB Giro Rápido, de micro e pequenas empresas, e prorrogação de dívidas de produtores rurais. Além disso, o BB também vai suspender o envio de títulos para cartório e dispensar os encargos de faturas de cartões de crédito pagas com atraso. Fonte: A matéria é de Tarso Veloso, do Valor, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

RS ganha R$ 20 milões para combater a seca - O Ministério da Agricultura anunciou dia 09/01 a liberação de R$ 20 milhões para o governo gaúcho investir na construção de cisternas e outras ações de prevenção e recuperação das perdas provocadas pela falta de chuvas nas últimas semanas no Estado. Segundo o ministro Mendes Ribeiro, que telefonou ao governador em exercício, Beto Grill, para comunicar a medida, a verba será liberada via Defesa Civil federal. (Jornal do Comércio)

Calor excessivo pode comprometer a reprodução em bovinos de leite no RS - O calor excessivo que compromete a produção de grãos, leite e pastagens também pode gerar perdas na reprodução bovina de raças europeias. As altas temperaturas típicas entre os meses de dezembro e fevereiro causam desconforto aos animais e podem levar à morte do embrião. Segundo especialistas, 20% das vacas inseminadas ou cobertas com temperaturas de sofrimento podem abortar. Segundo o veterinário Antonio Cabistani, diretor da C.O.R.T Genética, nesses casos a incidência de embriões degenerados e de óvulos não fecundados é alta. (Correio do Povo/RS)
milhões, porém esse montante se referia apenas a quatro produtos agrícolas - milho, feijão, soja e leite. (Agência Estado)

O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos