Notícia

- 23/01/2011 - 10 Dicas para se proteger do câncer


Opinião

1 - Pare de fumar, esta é a regra principal para prevenir o câncer.

 

2 - Uma alimentação saúdavel pode reduzir em pelo menos 40% as chances de câncer.

 

3 - Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas.


4 - É aconselhável que homens, entre 40 e 80anos, façam anualmente o PSA (EXAME DE SANGUE PARA DETECTAR O CÂNCER DE PRÓSTATA) + O TOQUE RETAL.

 

5 - Se tiver um parente próximo (pai, avô, tio, etc) com quarenta anos ou mais portador de um tumor de próstata) deverá fazer o  PSA a cada 06 meses + o toque retal.

 

6 - As mulheres com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso todas mulheres entre 40 e 69anos de idade, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha, etc.) e também câncer de ovário devem realizar os exames da mama e mamografia a cada 06 meses.

 

7 - As mulheres com idade entre 25 e 69 anos de idade devem realizar exame preventivo ginecológico (papanicolau) ápos dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. um exame alterado deve procurar imediatamente o médico.

 

8 - É recomendável que homens e mulhers com mais de 50 anos realizem exame de sangue oculto nas fezes a cada ano e colonoscopia a cada 02 anos para prevenir tumores de intestino grosso que são muito comuns nesta faixa etaria.

 

9 - Evite exposição prolongada ao sol, entre 10hs e 16hs, e use proteção adequada como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se espõe ao sol durante o trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

 

10 - Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente. 

Postado: Dr. Carlos Alberto Figueiredo
Vídeos