Notícia

Educação - 10/12/2018 - EMEF Riachuelo trabalha o tema da Educação Fiscal com os alunos


Diversas atividades foram realizadas

Durante o segundo semestre do ano, as professoras da Pré-escola e Anos Iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Riachuelo trabalharam com os alunos o tema da Educação Fiscal.

Nas turmas da Pré-escola, o tema foi introduzido a partir da história Zequinha e a Porquinha Poupança de Álvaro Modernell. Após a contação da história e conversação orientada, as crianças conheceram e aprenderam mais sobre dinheiro (valores, tipos (cédulas e moedas)). Em seguida em forma de atividades dirigidas, os mesmos, participaram de um circuito de brincadeiras que envolvia dinheiros, moedas e notas fiscais. 

Através das brincadeiras as crianças puderam perceber o quanto o trabalho em grupo é importante na realização das tarefas, além de aprimorar de forma significativa sua aprendizagem e conhecimento sobre o tema abordado. Aprender de forma lúdica contribui para a aprendizagem dos alunos. 

No dia seguinte, foi enfatizada a importância de pedirmos a nota fiscal ao realizarmos uma compra no comércio e foram confeccionados cartazes com as notas fiscais que as crianças trouxeram de casa. 

Os alunos do Pré I, acompanhados pela professora e a Auxiliar de Ensino, também realizaram a troca de notas fiscais na Prefeitura Municipal do nosso município. ,

Nas turmas do 1° e 2° ano, o tema foi trabalhado a partir de duas histórias, Como se fosse dinheiro de Ruth Rocha e O sanduiche da Maricota de Avelino Guedes. Após sequência de atividades e conversações sobre as histórias, a professora preparou uma atividade diferente como culminância do seu projeto, cada criança pode montar o seu sanduiche, pagar o mesmo e receber a nota fiscal. Percebeu-se o quanto a brincadeira envolveu os alunos e o quanto estavam empenhados a acompanhar a compra de cada colega, observaram valores, trocos e se a nota fiscal era solicitada por quem comprava.

 

Na turma do 3° ano, a professora trabalhou com os alunos, a importância de realizarmos a pesquisa de preço antes de comprarmos algo que desejamos. Através de vídeos sobre o tema, conversações orientadas e atividades, as crianças puderam perceber o quanto é importante usarmos o dinheiro de forma correta. Foi enfatizada também, a importância de pagarmos impostos em dia e solicitarmos sempre a nota fiscal após uma compra. Como culminância das atividades, os alunos confeccionaram cartazes sobre a temática abordada.

Já nas turmas do 4° e 5° ano, os alunos realizaram pesquisas na internet sobre o que são impostos, principais impostos pagos no Brasil e a diferença de impostos e taxas. Após a pesquisa e a realização de conversações sobre o tema pesquisado, os alunos confeccionaram cartazes e na sequência, analisaram as notas fiscais que trouxeram de casa e realizaram cálculos a partir dos dados obtidos nas mesmas.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos