Notícia

Clima - 10/11/2011 - Após calor frente fria traz chuva e temporais para o RS


Há risco de granizo e vento forte em alguns pontos do Estado

 

Uma frente fria cruza o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e traz chuva para quase todo o Estado. Os volumes devem ser bastante irregulares com baixa precipitação em alguns pontos acumulados volumosos em outros. Há o risco de chuva forte localizada, sobretudo na Metade Oeste.

O risco de temporais generalizados é baixo, mas há chance de granizo ou vento forte em pontos isolados. As máximas ocorrem nas primeiras horas do dia que serão de intenso abafamento. As mínimas se darão à noite. O tempo melhora, no decorrer do dia, em parte do Sul e do Sudoeste gaúcho.

A chuva também derruba as máximas, que nos últimos dias superaram os 30°C. As mínimas são relativamente altas, durante a manhã, reflexo do abafamento de quarta, mas a precipitação e a cobertura de nuvens impede máximas acima dos 27°C, previstas para Santa Rosa, Erechim, Santa Cruz e outras localidades.

Em Porto Alegre, os termômetros iniciam o dia ao redor dos 19°C. No decorrer do período, o aquecimento não é muito forte e o calor projetado é de 27°C, praticamente 10°C abaixo das máximas de quarta.

 

 

Calor de 38,7ºC

O calor castigou o RS na quarta. A máxima foi registrada na Base Aérea de Santa Maria: 38,7ºC. Santa Cruz do Sul teve 38,1ºC. Foi o dia mais quente do ano em Campo Bom, com máxima de 37,5ºC, batendo os 37,4ºC de janeiro e os 37,0ºC de fevereiro. Na estação da MetSul do Morro do Espelho, em São Leopoldo, fez 37ºC, o dia mais quente desde 8 de janeiro, quando a temperatura foi de 38ºC.

Na Capital, a máxima atingiu 36,9ºC na estação do Sistema Metroclima da zona Norte. As demais estações indicaram 36,3ºC no Menino Deus, 35,6ºC na Lomba do Pinheiro, 35,3ºC no Moinhos de Vento e 33,9ºC em Belém Novo. Quase todo o interior teve máximas entre 30ºC e 35ºC com extremos de 38,1ºC em Santa Cruz do Sul e quase 39ºC na base aérea de Santa Maria.

Em Santa Maria, rajadas de vento derrubaram 15 árvores na BR 392, km 334, distrito do Passo do Verde. Integrantes da Policia Rodoviária Federal com apoio de quatro homens do Corpo de Bombeiros retiraram as árvores para o acostamento. O trânsito ficou em meia pista por 2 h. A ventania atingiu a região às 18h30 min. No municipio de São Sepé, chuva forte atingiu a cidade deixando sem energia elétricas vários pontos do municipio.

Na Argentina, Salta teve 42ºC pelo segundo dia seguido. O país vizinho foi atingido por tempestades severas na noite da terça e na madrugada de quarta. Em Bragado, província de Buenos Aires, tornado trouxe destruição. Em Pehuajó choveu 227 milímetros em 24 horas. Houve duas mortes devido ao vento Zonda quente e seco em Mendoza.



Fonte: MetSul

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos