Notícia

Saúde - 10/10/2018 - Secretaria Municipal de Saúde lembra a população sobre o Dia Mundial de Saúde Mental


O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro.

Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-económicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.

Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde.

Neste dia realizam-se colóquios para se encontrar soluções para os problemas relacionados com a saúde mental e coordenar esforços na luta contra esta realidade. O tema do Dia Mundial da Saúde Mental é: "Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Socorros de Saúde Mental e Psicológica para Todos".

Aumento dos casos de depressão e ansiedade

As perturbações de natureza mental estão a crescer e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade, são uma das principais doenças incapacitantes do século XXI. As doenças mentais e, particularmente a depressão e ansiedade, são o fator de maior risco de suicídio. “Observamos no município de Crissiumal a crescente demanda neste sentido, o que nos faz chamar a atenção da população sobre o tema, para que seja dada a devida importância. Porém para estar em dia com sua saúde mental, não basta procurar o serviço de saúde, o paciente precisa também dar a sua contrapartida no cuidado”, conforme seguem algumas orientações:

O município de Crissiumal, possui uma estrutura organizada para atendimento ao paciente que necessita de atendimento em Saúde Mental, lembrando que a porta de entrada para qualquer atendimento é a Atenção Básica, onde possui atendimento psicológico diariamente, e em casos especiais possui atendimento psiquiátrico mensal. Além disso, possui Grupos de atenção básica de saúde mental, destinado para pacientes referenciados dos ESF ou pós alta hospitalar, para continuidade no tratamento . O CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) recebe pacientes que buscam o serviço ou referencias pelas 5 equipes de Saúde da Família que tenham o perfil e a necessidade deste serviço especializado. Possuímos ainda uma estrutura de leitos de saúde mental junto ao Hospital de Caridade de Crissiumal.

“A saúde mental, é parte fundamental para qualidade de vida do ser humano, não há saúde sem estar em dia com a sua saúde mental, portanto procure ajuda com profissionais de saúde de forma preventiva, mantenha uma vida saudável, com hábitos saudáveis, e como qualquer outra doença física, as doenças mentais precisam ser tratadas, portanto busque ajuda e converse com quem entende do assunto”, refere Suelen Cocco Secretária de Saúde de Crisisumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos