Notícia

ACI - 10/09/2018 - SIEF da FAHOR apresentou e debateu números da economia de Crissiumal


Evento foi realizado pelo terceiro ano consecutivo em Crissiumal

Crissiumal recebeu na noite dessa segunda-feira, dia 10 de setembro, pela terceira vez, o SIEF (Seminário de Inovação e Empreendedorismo da FAHOR), promovido pela FAHOR, em parceria com a ACI e a Prefeitura de Crissiumal, patrocinado pelo Sicredi.

Autoridades municipais, comerciantes, associados da ACI e profissionais da FAHOR, estiveram reunidos no Salão de Eventos da ACI, no evento que debateu: Aspectos socioeconômicos, oportunidades de negócios e desenvolvimento econômico de Crissiumal.

O prefeito Roberto Bergmann e diversos secretários municipais prestigiaram o evento.

O Seminário teve a participação dos professores Stephan Sawitkzi, economista e coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FAHOR; Márcio Kalkmann, professor e mestre em Economia; Jonas Silva, administrador, professor e mestre em Desenvolvimento  e Marcelo Blume, administrador, mestre em Engenharia de Produção e vice-diretor da FAHOR.

Antes do início do SIEF, ACI e FAHOR assinaram um convênio que irá beneficiar associados da ACI, do qual o Guia Crissiumal trará matéria completa nessa terça.

O presidente da ACI, Jardel Biondo Pagani destacou da importância da parceria com a FAHOR, que trouxe a Crissiumal quatro profissionais bastante gabaritados, com diversos indicadores que podem auxiliar o município na busca de soluções.

Marcelo Blume da FAHOR relatou estar bastante satisfeito com a parceria com a ACI, bem como com o público presente, em especial a presença de várias pessoas da equipe do Governo Municipal.

Os números das mais diversas pesquisas apresentados pelos professores chamaram a atenção do público presente, que debateu dados e participou ativamente, ao longo de todo o evento.

Um dos assuntos mais debatidos foram os dados populacionais, onde Crissiumal tem sua população em queda e em processo de envelhecimento, segundo dados do IBGE. Da necessidade de manter e atrair jovens. Atualmente em Crissiumal cerca de 2800 pessoas são assalariadas, sendo que destas 814 trabalham nas industrias de transformação, sendo este o setor que mais emprega, com a renda média destes 2800 assalariados sendo de R$ 1.717,00 mensais, em média.

Em relação aos dados agropecuários, que tiveram como base o Censo Agropecuário 2017/2018, Crissiumal possui na atualiadade 1.592 estabelecimentos rurais (haviam 2.615 em 2006), sendo que são plantados no município 28.102,791 hectares. Existindo um baixo número de gestores rurais jovens, com a maioria deles possuindo entre 30 e 60 anos. Apesar da queda no número de propriedades rurais, as principais culturas tiveram aumento de produção nos últimos anos.

Diversas estratégias foram apresentadas como caminho para o crescimento, onde foi consenso geral entre os participantes a necessidade das melhorias de acessos ao município para busca e manutenção de empreendedores.

O próximo município da região a receber o SIEF é Tucunduva, no dia 13.

Fonte/Fotos: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos