Notícia

Ageleite - 10/09/2012 - Momento Leite 178


Confira os destaques desta edição

Destaques da edição nº.178 do Momento Leite

- A elevação dos custos deve diminuir a oferta de leite no Brasil

- Vendas de leite alcançam menor nível em décadas nos Estados Unidos

- Nova Zelândia: estiagem eleva preços globais de lácteos

 

A elevação dos custos de produção deve diminuir a oferta de leite no Brasil - A elevação de preços do milho e da soja impõe grandes perdas aos produtores de leite. A conta vai chegar aos consumidores e à inflação. O custo está acima do valor recebido pelo produto, levando o setor a reduzir a produção, frear investimentos e a aumentar o endividamento. Pelo menos 40% dos custos dos produtores vêm da alimentação do rebanho. Milho e farelo de soja têm grande peso nessa composição, segundo Aline Barrozo Ferro, pesquisadora do Cepea. Cálculos indicam que os custos de julho já superavam em 13% os de igual mês do ano passado. As novas pesquisas devem indicar uma variação ainda maior, já que os grãos ainda sobem. Francisco Vilela, diretor da SNA (Sociedade Nacional de Agricultura) estima que os custos já estejam com alta de 25% neste ano. "O pior é que não existem perspectivas de melhora no curto prazo", afirma Aline. Não se sabe ainda o quanto esses custos vão afetar a produção, mas certamente haverá oferta menor de leite, diz ela. (Folha de SP)

 

Vendas de leite alcançam menor nível em décadas nos Estados Unidos - As vendas de leite como bebida caíram para seu nível mais baixo em quase 30 anos nos Estados Unidos. Em 2011, as vendas totais de bebidas lácteas foram de 22,71 bilhões de litros - o menor nível desde 1984, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em agosto.

Mudanças nos hábitos dos consumidores e uma grande oferta de novas bebidas no mercado, incluindo bebidas esportivas e chás em garrafas, têm afetado as vendas de bebidas lácteas, disse ela. Os norte-americanos estão consumindo a mesma quantidade de bebidas, mas o leite tem perdido porcentagem de participação nesse consumo.

Uma coisa que atrapalha a indústria de lácteos é que alguns produtos com os quais compete usam o nome "leite", mas não são leite na realidade, como o leite de soja e o leite de amêndoa.

Outro ponto é que as pessoas estão com medo dos antibióticos e hormônios sintéticos, e por isso pararam de beber leite, disse a diretora sênior de assuntos culinários do Harmon Group, uma empresa de pesquisa de mercado em Bellevue, Washington, Melissa Abbott. (Milknet)

 

Nova Zelândia: estiagem eleva preços globais de lácteos - Os preços globais dos lácteos estão subindo, pois a estiagem atingiu as lavouras nos Estados Unidos e no Leste Europeu. Apesar da tendência de alta continuar, os ganhos dos produtores da Nova Zelândia podem ser limitados por uma desaceleração da demanda da China, segundo maior parceiro comercial do país.

Os preços do leite em pó integral subiram 4,3% em 4 de setembro no leilão online Global Dairy Trade, uma plataforma de negócio criada pela Fonterra. A média de preços para o leite em pó integral foi de US$ 2.978/t, 17% acima da mínima de 2012, atingida em maio, embora ainda esteja em queda de 16% na comparação anual. (Milknet)

 

 

O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.

 

Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos