Notícia

Agricultura - 10/08/2018 - Região Noroeste larga na frente no estado no plantio de milho


Emater-Ascar informou que algumas lavouras já estão em estágio de emergência

As primeiras áreas destinadas à cultura do milho para a safra 2018/19 começam a ser implantadas na Fronteira Noroeste, tradicional produtora de milho e confecção de silagem.

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater-Ascar, nesta quinta-feira (09), algumas áreas já estão em estágio de emergência. Técnicos estimam que tenham sido implantados, até o momento, aproximados dez mil hectares. Nesse sentido, o total da área a ser coberta com a cultura, tanto a destinada para grão quanto para silagem, ainda não está definido.

Até o final deste mês, a Emater-Ascar deverá concluir o primeiro levantamento de intenção de plantio para as culturas de verão da próxima safra, cujos números deverão ser divulgados durante a Expointer, que acontece de 25 de agosto a 03 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Nas demais regiões onde o milho é implantado precocemente, continuam as aquisições de insumos a serem utilizados nas futuras lavouras. Em muitos municípios teve início a distribuição, por parte de prefeituras e sindicatos, das sementes do programa Troca-Troca, através do qual o pequeno produtor recebe sementes de variedades melhoradas, restituindo o valor destas em produto (grão comercial) no final da safra.

 

Trigo:

Sobre as culturas de inverno, o clima dos últimos dias favoreceu a melhora do aspecto visual do trigo, cujas folhas voltaram a apresentar coloração verde intenso e plantas mais firmes.

Boa parte das lavouras segue o processo de elongação (que precede a plena floração), com alta densidade de plantas, proporcionada pelo alto volume de sementes utilizado na semeadura e pela excelente germinação. Em termos gerais, a floração atinge 4% das lavouras, ficando um ponto percentual acima da média das últimas safras.

 

FONTE: Emater-Ascar

Postado: Leila Ruver
Vídeos