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Vera Academia - 10/08/2018 - Coluna Vera Academia do dia 10.08.2018


Lesões causadas por cada tipo de pisada

Os problemas ortopédicos causados pelas pisadas vistas como erradas não estão restritos aos pés e tornozelos, também afetando os joelhos e até mesmo a coluna. Por isso, é necessário estar sempre atento. Nesse contexto, quem possui pisada supinada tende a ter dores nas canelas, pela tensão excessiva nos músculos dessa região. Os supinadores também estão sujeitos à retração da fáscia plantar, o que pode acarretar dores e inflamações no tecido da planta do pé. Além disso, pode haver desgastes nas patelas, cartilagens presentes no joelho. Os pronadores, por sua vez, podem apresentar contusões ou até mesmo fratura nos ossos dos pés e da perna devido ao estresse causado pelo esforço excessivo. Também é comum haver dores na parte interna dos joelhos e instabilidade nos tornozelos, por conta da pisada plana. As pessoas de pisada neutra, que pisam certinho, realmente correm menos riscos, mas também estão sujeitas a esse tipo de lesão durante a prática da corrida.

Como escolher o tênis ideal para sua pisada?

Existem no mercado diversos tipos de calçados e palmilhas específicos para cada tipo de pisada, que visam neutralizá-las ou até mesmo corrigi-las. Mesmo se você for um corredor amador, investir em um tênis adequado é essencial para otimizar a prática, além de, claro, evitar contusões. Nessa hora, o ideal é pesquisar quais são as melhores marcas para garantir a qualidade do calçado, além de conferir quais são os melhores modelos. Aqui vai uma ajudinha:

Pisada neutra: Se você tem pisada neutra, não tem muito com o que se preocupar. Assim, os tênis igualmente neutros, ou seja, aqueles que possuem amortecimento homogêneo, são perfeitos para você. Só se certifique de que são de qualidade, ok? 

Pisada pronada: Caso sua pisada seja pronada, opte por modelos motion control, tênis desenvolvidos especialmente para os pronadores, que ajudam a controlar a estabilidade e amortecem a pisada na lateral externa dos calcanhares e na ponta interna da planta do pé e dedos.

Pisada supinada: Já para quem tem a pisada supinada, o ideal é escolher modelos de tênis que possuam amortecimento na parte lateral externa, absorvendo o impacto nessa região. A lógica é simples, caminhando no sentido de compensação do maior esforço.

Para os corredores em geral, independentemente do tipo de pisada, a dica é escolher um tênis com amortecedor em gel, para neutralizar o impacto nas articulações, e optar por um calçado que não seja muito justo nos dedos, se bobear até mesmo ligeiramente maior que seu pé. Isso porque, após algum tempo de exercício, os pés ficam inchados, o que pode fazer com que o tênis pareça apertado e desconfortável.

O tênis certo para seu pé pode melhorar muito seu desempenho na corrida, no entanto, é necessário ficar atento: comprar um calçado para pisada supinada sendo que a sua é pronada, por exemplo, pode piorar o problema e acarretar lesões graves. Por isso, em caso de dúvidas, o ideal é consultar um ortopedista, que saberá diagnosticar corretamente seu tipo de pisada e indicar os melhores tratamentos e calçados para você.

 

Postado: Leila Ruver
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