Notícia

Texto de Opinião - 10/07/2018 - Coluna Dra Alexandra Bastos - Pediatra


Tosse e coriza, alguém se identifica?

Tosse e coriza

Alguém se identifica?

Tosse e coriza ...” Foi só meu filho começar a ir para a creche que tudo começou! Iniciou 2 dias bem e 3 dias ruim, Será que é baixa imunidade ? 

Será que alguém se identifica ?

Bom isso nada tem haver com imunidade baixa, pois estamos falando de crianças saudáveis, e não de crianças imunodeprimidas ou crianças com imunopatias genéticas.

Sabemos que: a criança nasce com um sistema imunológico inato e outro que se chama adquirido, justamente porque vai adquirindo com o passar do tempo. A partir do oitavo mês a quantidade de anticorpos passados pela mãe pelo leite materno diminui. 

A criança ficando maiorzinha inicia a convivência com mais pessoas ao dia, com um maior número de crianças ao dia ( mais de 3 ao dia ).

Durante o inverno os vírus estão por aí livres, se replicando e se transmitindo de pessoa a pessoa, por mais que todo mundo se cuide é difícil escapar deles, principalmente crianças que estão na fase oral (é uma fase normal, porque elas precisam descobrir as coisas com a boca, é um sentido importante).

Bom o resultado disso é: sintomas gripais, mal estar, dor no corpo, dor de cabeça, congestão nasal, coriza, febre ..... A grande diferença entre resfriado e gripe e o mal estar que é maior e a febre(que existe na gripe e no resfriado não). Mas isso é importante porque a criança está fazendo memória imunológica. 

Normalmente uma criança tem de 7 a 10 infecções virais ao ano, quando inicia a creche ou escolinha esse número aumenta e pode chegar a 27 e ainda pode ser normal acredite. E isso  acontece justamente porque a criança até os 3 anos tem que fazer a memória imunológica que não tem, por volta dos 5 anos esses números diminuem muito porque a imunidade adquirido já está boa o suficiente para se defender bem!

Por isso é muito importante não cortar essa reação pela metade, pois se não ela não ocorre e é extremamente necessária para a imunidade da criança, e geralmente a reação normal eleva a temperatura a 37,8 . 

Sei que é angustiante, mas respire fundo.

E sempre procure um médico para ajudá-la quando surgir uma dúvida.

Beijos 

Dra. Alexandra
A Clínica Pediátrica Cuidado de Mãe, fica situada na Av. Presidente Castelo Branco, Nº 490, Sala 2, Galeria Haas, atendendo 24 horas no telefone (55) 9.9667-6198.
Postado: Leila Ruver
Vídeos