Notícia

Utilidade Pública - 10/03/2020 - Resíduos descartados irregularmente não serão coletados em Crissiumal


O município não possui local adequado para depositar esses materiais

Incansavelmente a Administração Municipal de Crissiumal vem alertando a população crissiumalense, quanto ao descarte irregular de lixo. Inúmeras vezes a Prefeitura têm solicitado o apoio dos munícipes, para corrigir essa conduta lamentável de alguns. Porém, nada mudou e o problema está se agravando cada vez mais. Como já citamos anteriormente, a população está deixando de lado a sua responsabilidade com o meio ambiente e com a limpeza da cidade.

No início desta semana, constatamos em diversos locais da cidade, um verdadeiro descaso com o meio ambiente. Amontoados de móveis, eletrodomésticos, peças de veículos, colchões, entre outros resíduos, misturados e descartados em áreas verdes e, até mesmo, em ruas próximas ao centro da cidade.

Novamente, salientamos a todos, que a Prefeitura não irá efetuar a coleta desse lixo descartado irregularmente, pois o Município não possui um local adequado para o depósito desses detritos. Portanto, somente serão coletados galhos e resíduos de construção, como tijolos, telhas de barro (telhas de amianto não serão recolhidas), etc., se estes estiverem devidamente separados. Contudo, após a Administração Municipal persistentemente solicitar a ajuda dos cidadãos para, ao menos, separarem os tipos de materiais; ainda assim, não há total colaboração.

Embora, a Prefeitura promova periodicamente a Campanha de Descarte Consciente do Lixo Eletrônico no município, na qual sua última edição ocorreu a menos de um mês (no dia 13/02), mesmo assim, o descarte irregular de eletroeletrônicos continua aumentando.

Considerando os fatos, o Executivo Municipal lamenta não obter o apoio e a conscientização de todos os munícipes; quanto a necessidade de mudar esse comportamento. E, enfatiza a preocupação com as consequências que essa má conduta pode ocasionar à saúde pública, como o favorecimento na proliferação de animais e insetos peçonhentos; a propagação de focos do mosquito aedes aegypti, que está se tornando uma grande ameaça na região; além de ocasionar transtorno com entupimento de bueiros e bocas de lobos.

É fundamental todos se conscientizarem dos seus atos e de suas responsabilidades; e colaborarem com a limpeza da cidade. 

Por: Andréia Cristina Queiroz – Assessora de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos