Notícia

Vera Academia - 10/02/2017 - Coluna Vera Academia dia 10022017


Consumo de álcool e prática de atividade física são incompatíveis

 

 

Consumo de álcool e prática de atividades físicas, dois hábitos que parecem ser incompatíveis. Mito ou verdade?  Existe uma série de motivos para que essa combinação não seja feita: desidratação, problemas cardíacos, aumento de peso e hipoglicemia.  

 

- Quem pratica atividade física e consome o álcool tem uma deterioração da qualidade física, pois a bebida diminui a força, a velocidade, a capacidade respiratória e muscular, o equilíbrio e prejudica a respiração.

 

- A desidratação é uma consequência comum da combinação. O álcool tem efeito negativo sobre a função renal, fazendo com que haja uma perda de água e eletrólitos através do suor e da urina.

 

- O distúrbio de água e eletrólitos também pode promover uma arritmia cardíaca, fazendo com que o coração bata fora de compasso.

 

- Outro efeito que o álcool também promove é o aumento de peso, devido à grande quantidade de calorias presentes em cada dose.

 

- A hipoglicemia também é muito comum em quem mistura álcool com exercícios. A atividade física já promove uma diminuição de glicose no organismo. O álcool acentua mais ainda esta redução. O corpo começa a usar a proteína como fonte de energia, pois não há mais glicose no organismo.

 

O efeito da ingestão de bebidas alcoólicas dependerá de diversos fatores, entre eles o gênero do indivíduo. O ideal é que o consumo de álcool seja feito até 72 horas antes da prática de atividades físicas. 

Postado: Leila Ruver
Vídeos