Notícia

Geral - 10/01/2012 - Municípios gaúchos podem ser rebaixados a Distritos


Confira a relação completa

 

Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Bozano, Mato Queimado e Rolador estão entre os 30 municípios gaúchos que podem ser rebaixados a distritos em função de uma decisão judicial.

 

Preocupado com o risco, às 16h desta terça-feira, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Mariovane Weis, acompanhado dos prefeitos dos municípios ameaçados, anunciarão as medidas que serão tomadas para reforçar a mobilização, em entrevista na sede da entidade, em Porto Alegre.

 

O risco de perder os territórios está disposto em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, questionando as leis complementares estaduais que deram origem às emancipações.

 

Além de recorrer pelos caminhos legais, os prefeitos planejam reforçar a atuação política em Brasília para impedir o rebaixamento.

 

Municípios que podem ser rebaixados:

 

Pinto Bandeira, Almirante Tamandaré do Sul, Arroio do Padre, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Bozano, Capão Bonito do Sul, Capão do Cipó, Coronel Pilar, Cruzaltense, Itati, Mato Queimado, Pinhal da Serra, Rolador, Santa Margarida do Sul, São José do Sul, São Pedro das Missões, Westfália, Canudos do Vale, Forquetinha, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Novo Xingu, Pedras Altas, Quatro Irmãos, Paulo Bento, Santa Cecíla do Sul, Tio Hugo, Coqueiro Baixo e Aceguá.

 

>> Leia mais sobre o assunto na Página 10 da Zero Hora desta terça-feira.

 

Por Deise Frollich / Clic Noroeste Missões

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos