Notícia

Geral - 09/08/2011 - Receita Federal terá controle mais rigoroso para pequenas e médias empresas


Materia sugerida pelo Escritório Contábil Fockink

 


Um novo sistema para controlar as declarações de pequenas e médias empresas deverá ser colocado em funcionamento pela Receita Federal a partir de 2013. A informação foi dada pelo subsecretário de fiscalização do orgão, Caio Marcos Cândido.


A metodologia fiscal a ser implantada vai cruzar os dados de todas as declarações prestadas, além de informações obtidas por meio de nota fiscal eletrônica e escrituração digital.

Conforme Cândido, a fase inicial dos novo procedimento começará já em 2012, mas o sistema só estará funcionando plenamente em dois anos.


Um serviço de autorregularização para as empresas, semelhante ao que já é liberado para as pessoas físicas, deverá ser oferecido quando o novo sistema entrar em operação. Isso permitirá às empresas quitar seus débitos com o Fisco, antes de a multa ser lançada, pela internet.


Hoje, a revisão das declarações das pessoas jurídicas chega a aproximadamente 3,5 milhões por ano, de acordo com a Receita Federal. O objetivo é alcançar uma fiscalização de 25 a 30 milhões empresas anualmente com a nova metodologia de controle.
 
Em resumo a Receita Federal terá toda movimentação das empresas a sua disposição, ficando fácil identificar irregularidades.


Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos