Notícia

Agricultura - 09/08/2011 - Fetag ocupa prédio do MDA na Capital


Prédio é ocupado por cerca de 120 agricultores

 

Cerca de 120 agricultores familiares ligados à Fetag decidiram no final da tarde hoje (9) se antecipar à  mobilização programada para amanhã e ocuparam às 17h o prédio da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Capital. O motivo é o não-cumprimento da promessa, por parte do governo federal, de que chegaria às instituições financeiras uma resolução de orientação sobre os financiamentos que estariam vencendo ou mesmo vencidos, os quais seriam colocados em compasso de espera aguardando as decisões do Grupo de Trabalho sobre Endividamento Agrícola.

O vice-presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, diz que a espera se arrasta por mais de 30 dias e não foram publicadas as resoluções que contemplam todos os agricultores. “Saíram apenas para o crédito emergencial, suinocultores e arrozeiros. Os demais ficaram desamparados”, explica.

 

Joel disse que a manifestação é reforçada pelo fato de que há duas semanas existia uma minuta de que iria à votação no Conselho Monetário Nacional, porém o BNDES não aceitou a proposta. E mais uma vez, na semana passada, não foi votada. “O Grupo de Trabalho que está lá negociando acaba acreditando na promessa do governo e este continua enganando os agricultores”, completa.

O dirigente revela que a ocupação antecipada tem por finalidade reforçar a posição para a negociação desta quarta-feira em Brasília. O presidente da Fetag, Elton Weber, participará no começo da noite de hoje de reunião na sede da Contag, juntamente com os demais movimentos sociais, que integram o grupo, para criar as estratégias de ação para o encontro com os Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Agrário,  Fazenda e Casa Civil.  

 

Fonte: FETAG

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos