Notícia

Clima - 09/08/2011 - Cidades da região registraram ventos de 111 km por hora nessa madrugada


Chuva e vento forte destelharam casas, derrubaram árvores e obrigaram famílias a sair de casa

 

Cerca de 90 casas sofreram destelhamento parcial em Erechim, no norte do Estado, durante o temporal que atingiu a região nesta madrugada. Segundo a coordenadora da Defesa Civil do município, Clarice Moraes, três equipes continuam mobilizadas para atender as ocorrências, embora o vento e a chuva já tenham diminuído.

 

Segundo ela, pelo menos 30 árvores foram arrancadas e cinco postes caíram. Em torno das 5h faltou luz e até as 8h grande parte da cidade continuava sem abastecimento de energia elétrica.

 

Rio Caí chega a quase 11m acima do nível normal

 

Em São Sebastião do Caí cerca de 50 famílias ribeirinhas foram retiradas de casa entre as 21h de segunda-feira e o começo da manhã desta terça por causa do transbordo do Rio Caí. A Defesa Civil estima que outras 50 ainda tenham que ser removidas. Elas estão sendo levadas para o ginásio municipal do Parque Centenário ou para casas de familiares. Os bairro mais afetados são Navegantes e Vila Rica.

 

Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Jonas Wust, os estragos ainda não foram contabilizados e a prioridade é a arrecadação de colchões, cobertores e alimentos.

 

— A nossa maior preocupação é que o rio ainda não parou de subir, apesar da chuva ter amenizado agora [no início da manhã] — disse Wust.

 

À meia-noite de ontem o rio estava com 10m60cm de profundidade, e hoje pela manhã chegou a 11m90cm, ou seja, 10m90cm acima do nível normal. 

 

O município está em situação de emergência desde a enchente do dia 22 de julho — a maior dos últimos 10 anos — quando o rio chegou a 14m80cm. Algumas famílias que já haviam retornado para casa precisaram sair novamente.

Frederico Westphalen

 

A chuva forte acompanhada de granizo causou estragos entre o final da noite dessa segunda-feira e a madrugada de hoje em Frederico Westphalen, no extremo norte do Estado. As ruas ficaram cobertas de pedras de gelo. Lojas e casas foram inundadas pela água. Muitas fachadas dos prédios caíram com a força do vento. Diversos muros foram arrastados com a força da chuva.

 

O Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 100 chamados. Os soldados distribuíram lonas para os moradores afetados. Algumas famílias foram removidas para casas de parentes. Apesar dos transtornos não houve feridos. A prefeitura deve decretar situação de emergência.

 

Santo Ângelo

 

Cerca de 50 casas foram destelhadas e diversas árvores e postes tombaram nesta madrugada em Santo Ângelo em decorrência do forte vento que atingiu a região. Os bombeiros estão distribuindo lonas aos moradores, que também enfrentam a falta de luz.

 

Ijuí

 

Em Ijuí, o Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 20 ocorrências de casas que foram parcialmente destelhadas, e pelo menos sete árvores caíram com o vendaval. Uma residência ficou alagada e algumas partes da cidade ficaram sem luz.

 

Vacaria

 

Em Vacaria, onde o acumulado de chuva alcançou 101 milímetros entre domingo e a madrugada de hoje, a BR-116 ficou interditada no km 3 devido a queda de uma barreira, quase na divisa com Santa Catarina.

 

Nonoai

 

Em Nonoai, o vento forte provocou a queda de três árvores na RS-406. Os bombeiros já liberaram a rodovia.

 

Santa Rosa

Em Santa Rosa, a chuva de granizo e os ventos causaram estragos em 13 casas, principalmente no bairro Cruzeiro. Residências ficaram destelhadas ou com algumas telhas quebradas. Também houve queda de árvores, mas sem danos materiais. Ninguém está desabrigado. Segundo a Defesa Civil, foi registrada chuva de 55 milímetros na cidade nesta madrugada.

 

Santo Augusto

 

Em Santo Augusto, foram registrados ventos de 111 km/h, segundo a Central de Metereologia da RBS. Todo o município está sem luz desde a madrugada. Houve ainda destelhamentos nas casas, queda de árvores nas rodovias, mas não há registros de ocorrências graves. Nenhuma família está desabrigada até o momento.

 

Três de Maio

Em Três de Maio, houve queda de granizo por volta das 2h desta madrugada. Segundo informações da prefeitura, cerca de 20 casas ficaram destelhadas e duas árvores tombaram durante o temporal. Uma delas, de grande porte, obstruiu o trânsito na Rua Santa Cruz. O vento também derrubou uma caixa d'água que estava no alto de um edifício em construção. O reservatório teria caído e sido arrastado por cerca de 100 metros.

 

Também há registros de estragos em Santa Maria e Viamão.

 

Fonte: Zero Hora
Postado: Douglas Atkienson
Vídeos