Notícia

Curiosidades - 09/06/2019 - Quedas são a terceira causa de mortalidade entre pessoas com mais de 65 anos


As três principais fraturas que acometem o idoso são: fêmur, punho e coluna

Não importa a idade, todas as pessoas correm o risco de cair. Entretanto, quando um idoso cai, o problema pode ser maior. As quedas são a terceira causa de mortalidade entre as pessoas com mais de 65 anos no Brasil. Um terço dos idosos do mundo caem, pelo menos, uma vez por ano. E metade deles duas vezes.

As quedas são um problema econômico. Dependendo das consequências para a pessoa idosa, podem mudar a vida da família inteira e até tirar do mercado de trabalho quem vai ter que cuidar de quem caiu. No Brasil, o risco é grande e os idosos sabem disso – 43% dizem que têm medo de cair nas ruas.

As três principais fraturas que acometem o idoso são: fêmur, punho e coluna. Elas são comuns e ocorrem por falta de cálcio. Segundo o cirurgião ortopedista Rodrigo Guimarães, a fratura do fêmur é a mais incapacitante. “Para uma pessoa jovem e sadia, o impacto é pouco. Mas para um idoso é um risco enorme”.

Uma pesquisa americana aponta risco de morte de 30% a 40% dos pacientes idosos que sofreram fratura no fêmur. Ela impacta muito na vida do idoso porque pode trazer depressão, medo de andar, restrição de movimentos, anemia, e chance de complicação pós o evento é muito significativa. A recuperação requer cuidados, fisioterapia e muita paciência.

 

Banheiro: um lugar perigoso para os idosos

Uma forma de evitar acidentes é fazendo adaptações na casa. O especialista em longevidade conta que dentro de casa, um dos lugares mais perigosos para o idoso é o banheiro. Ele pode ser uma grande armadilha se não estiver preparado para atender as necessidades.

Algumas mudanças podem garantir um banheiro mais seguro:

Porta que abre para fora (e nunca trancada)

Campainha ou sino para que o idoso consiga acionar em caso de queda

Barras ou apoios

Vaso sanitário mais elevado

Claridade

Para evitar quedas em casa, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, criada pelo Ministério da Saúde, lista 11 medidas de prevenção:

 

Evitar tapetes soltos

Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados

Usar sapatos fechados com solado de borracha

Colocar tapete antiderrapante no banheiro

Evitar andar em áreas com piso úmido

Evitar encerar a casa

Evitar móveis e objetos espalhados pela casa

Deixar uma luz acesa à noite, para o caso de precisar se levantar

Esperar que o ônibus pare completamente para você subir ou descer

Utilizar sempre a faixa de pedestre

Se necessário, usar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio.

 

Fonte: G1

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos