Notícia

Texto de Opinião - 09/01/2017 - A Importância da Socialização na Educação Infantil


Por Marisa Maria Kramer Schmidt

O processo de socialização na Educação Infantil é de fundamental importância para as crianças, é um espaço de vivências, interações, brincadeiras, de construção de conhecimentos da aprendizagem e da linguagem.

 

Neste espaço cada criança age e pensa diferente uma da outra, diante disso o professor tem um papel muito importante, ele é o elo que liga a criança da realidade ao imaginário. O professor deverá saber planejar o espaço da criança para permitir maior autonomia, deverá desenvolver atividades lúdicas de interação entre as crianças, pois é através das brincadeiras e jogos que ela poderá liberar o que vem de dentro de si, demonstrando ao professor a sua bagagem e as suas necessidades, onde o professor poderá fazer um diagnóstico para que possa trabalhar com o seu desenvolvimento.

 

A criança precisa de outras crianças para aprender a trocar, a dividir, a esperar a sua vez, a compartilhar e o professor é fundamental para auxiliar, conversar, orientar e dar suporte para que enfrentem com segurança os desafios que surgem e que enriquecem as trocas de experiências e de aprendizagem que vive.

 

Para uma socialização saudável a criança necessita de espaço, segurança e pessoas capazes de dar-lhes suporte para que acredite nas suas potencialidades. Desta forma, a criança se relaciona espontaneamente com outras crianças se desenvolve uma autoimagem positiva de si mesma e sente-se confiante e segura.

                         

 Marisa Maria Kramer Schmidt

Professora Municipal de Educação Infantil

Magistério/Lic. Plena Ciências e Química

Pós Graduada em Gestão e Administração Escolar

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos