Notícia

Clima - 08/12/2019 - Confira a previsão de tempo para esta semana


Boletim é da Sul Meteorologia

O tempo firme predomina no Rio Grande do Sul hoje (08/12) e nos últimos dias, devido a presença de um amplo anticiclone. Nos municípios próximos a divisa com Santa Catarina houve um pouco mais de nebulosidade, onde possivelmente ocorreu algumas pancadas de chuvas fracas, isoladas e passageiras. Com o predomínio de sol na maioria das regiões, as temperaturas ficaram cada vez mais altas, com marcas variando principalmente entre 30°C a 34°C.

Nesta segunda (09/12), as condições de estabilidade seguirão presentes em praticamente todo o estado, pois nas proximidades da divisa com Santa Catarina (sobretudo nos municípios do Noroeste e Norte) espera-se maior presença de nebulosidade e chances de pancadas de chuvas rápidas e isoladas com trovoadas (raios), entre a tarde e noite. Estado de Alerta e Atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente no período vespertino, sendo os principais cuidados a serem tomados: se possível evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; se possível evitar aglomerações em ambientes fechados; se possível umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, dentre outros; e consumir água à vontade. Temperaturas estáveis, ou seja, calor.

Na terça-feira (10/12) espera-se tempo firme em todo território gaúcho (muito sol). Estado de Alerta e Atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar no estado, especialmente no período vespertino (segue recomendações à saúde anteriormente descritas). Temperaturas mais aquecidas (calor).

Na quarta-feira (11/12), tempo com muito sol em praticamente todo o estado (tempo firme), pois no Noroeste e Norte espera-se aumento de nebulosidade e chances de chuva com trovoadas (raios) rápidas e isoladas a partir do período da tarde (atenção as possíveis atualizações, incluindo áreas próximas). Seguirá o Estado de Alerta e Atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar no estado, especialmente no período vespertino (segue recomendações à saúde anteriormente descritas). Destaque especial ao calor, onde as temperaturas ficarão ainda mais elevadas, com sensação de muito calor na maioria dos municípios.

Tendência que no decorrer da semana um frente fria ingresse no estado, mas com pouco potencial para chuvas e não favorecendo a trégua do calor, pois é a estabilidade que seguirá presente em praticamente todos os municípios gaúchos. No entanto, como trata-se de tendência, atente-se ao próximo boletim do tempo.

Fonte: Sul Meteorologia

Foto: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos