Notícia

Saúde - 08/10/2019 - Secretaria de Saúde de Crissiumal divulga exames preventivos em horários diferenciados durante as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul


Confira os horários

Os meses de outubro e novembro são também conhecidos como “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, marcados pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata, respectivamente.

Em grande parte dos casos, tanto o câncer de mama quanto o câncer de próstata, se detectados em fases iniciais, possuem grandes chances de tratamento e de cura. E, é justamente por isso que a Secretaria Municipal de Saúde apoia essas Campanhas que buscam alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e para os riscos que a doença pode trazer.

Além da realização de consultas e exames periódicos a fim de prevenir o câncer, é recomendado também a necessidade da busca por hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. A prevenção é a maneira mais efetiva de se combater o câncer.

Para tanto, durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando exames preventivos, em horários diferenciados. Confira:

ESF 1: atendimento nos dias 09 e 16 de outubro, às 17 horas;

ESF 2: atendimento nos dias 15 e 17 de outubro, no intervalo do meio-dia;

ESF 3: atendimento nos dias 07 e 14 de outubro, no intervalo do meio-dia;

ESF 4: atendimento nos dias 07 e 14 de outubro, no intervalo do meio dia;

ESF 5: atendimento nos dias 11 e 18 de outubro, no intervalo do meio-dia; e nos dias 17 de outubro, às 17 horas.

Ressalta-se que os preventivos deverão ser agendados com as Agentes Comunitárias de Saúde.

A secretaria convida, ainda, toda a comunidade crissiumalense para participar da Caminhada de Conscientização sobre o Câncer de Mama e de Próstata, que ocorrerá no dia 30 de outubro, com saída às 14 horas, em frente ao Posto de Saúde Central.

Por: Andréia Cristina Queiroz – Assessora de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos