Notícia

Política - 08/10/2018 - Quem é Marcel van Hattem, o candidato a deputado federal mais votado no RS


Representante do Novo teve 349,8 mil votos neste domingo

Uma das lideranças jovens da direita no Estado, Marcel van Hattem (Novo), 32 anos, ocupará pela primeira vez uma cadeira na Câmara dos Deputados. Para Brasília, levará a expressiva marca de 349,8 mil votos recebidos neste domingo. Com o resultado, Van Hattem tornou-se o candidato a deputado federal mais lembrado pelos eleitores gaúchos. Onyx Lorenzoni (DEM), o segundo parlamentar da lista, somou 183,5 mil votos, 166,3 mil a menos do que o representante do Novo.

– Esperava o reconhecimento pelo trabalho que venho fazendo. Minha regra é trabalhar sendo coerente. Esse é o melhor elogio que posso receber – afirmou Van Hattem na noite deste domingo.

Crítico de ações adotadas por partidos de esquerda, o agora deputado federal se define como um político de orientação liberal-conservadora. Sua trajetória na esfera pública começou em 2004. À época, aos 18 anos, conquistou uma das vagas de vereador de Dois Irmãos, no Vale do Sinos. 

De lá para cá, foi três vezes candidato a deputado estadual (2006, 2010 e 2014). Na última tentativa, virou suplente pelo PP, o seu antigo partido, mas assumiu a vaga aberta pelo então colega de sigla Pedro Westphalen, que passou a ocupar o secretariado do governo Sartori.

Van Hattem migrou em março para o Novo. Em Brasília, promete "combater privilégios em todos os Poderes".

– Precisamos focar em privatizações, para reduzir o tamanho da máquina pública, na desburocratização e na defesa das reformas – afirmou.  

No Rio Grande do Sul, Van Hattem foi uma das principais lideranças pró-impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Nos últimos anos, também ganhou repercussão ao defender na Assembleia o projeto de lei Escola Sem Partido. O cientista político se diz crítico ao que classifica como "marxismo cultural".

Em 2014, o deputado federal eleito com o maior número de votos no Estado foi Luis Carlos Heinze (PP), com 162,4 mil votos, 187,4 mil a menos do que Van Hattem. Na eleição anterior, em 2010, Manuela D'Ávila (PCdoB) fez 482 mil.

 

Fonte: ZH

Postado: Leila Ruver
Vídeos