Notícia

Agricultura - 08/09/2011 - A Importância da Criatividade para o Agricultor Familiar


Por Vanderlei Lermen

 

A falta de disponibilidade de recursos materiais e, principalmente, financeiros sempre foram e continuam sendo os maiores problemas do pequeno produtor rural. Muitas vezes, a época de plantio está chegando e o agricultor não conseguiu levantar os recursos necessários para iniciar esta importante tarefa. Surgem aí as dificuldades no preparo da lavoura e compra de insumos.

 

As formas tradicionais de captação de recursos como a utilização de crédito agrícola ou empréstimos em bancos nem sempre são alcançadas. Além disso, as taxas de juros pagas pelos agricultores e pecuaristas, muitas vezes, chegam a inviabilizar o próprio negócio. Outras vezes a frustração da safra faz com que essas dívidas se acumulem, formando um montante que o produtor não consegue mais pagar, gerando assim mais juros e arrastando esse problema ao longo de anos.

 

Tendo em vista que o capital mais barato é o capital próprio, o produtor deve se perguntar se não existe, para ele, uma outra forma de conseguir levantar o capital necessário para dar continuidade ou para ampliar seu agronegócio?

 

Muitas vezes, a resposta está mais próxima do que se imagina, dentro da própria propriedade rural. Muitos produtores rurais, estão inovando para conseguir levantar capital ou mesmo para gerar renda alternativa. Muitas fazendas e sítios, hoje, figuram como pólos de turismo ecológico, onde o proprietário cobra pela entrada em suas terras e pela oportunidade dos turistas desfrutarem das belezas naturais que só o proprietário e seus convidados, anteriormente, desfrutavam. Lagos, dentro das propriedades tornaram-se pesqueiros, cachoeiras viraram áreas de lazer com direito a piscina natural, foram criadas estruturas de conforto e lazer, pelas quais os visitantes são cobrados, como refeitórios com várias opções de pratos, dormitórios, camping, etc.

 

Além da "opção turística", o produtor rural pode optar por utilizar algum recurso natural, que não prejudique o meio-ambiente, e gerar renda adicional. Pode também aproveitar a curiosidade dos turistas e oferecer produtos que são cultivados ou fabricados na própria propriedade, como bebidas, alimentos e também artesanatos. Muitas vezes, utilizar um lago ou açude para a piscicultura, utilizar uma cultura ou criação paralela, de baixo custo, para financiar sua atividade principal ou mesmo alugar equipamentos e máquinas, como tratores, arados, colheitadeiras, entre outros e, dessa forma, encontrar um meio mais barato e eficiente de auto-financiar sua atividade principal.

 

Outro modo interessante seria o produtor fazer uma projeção de gastos ao longo do ano, e reservar todo mês certo valor para usar nos momentos que demandam maiores recursos. Assim ele pode planejar melhor a sua produção. Mas isso já é mais um assunto que apresentarei mais adiante.

 

A criatividade é uma peça chave em todas as profissões e atividades produtivas! O agricultor deve também buscar inovações e modos diferentes de trazer renda para a sua empresa rural.

 

Por Vanderlei Lermen (Texto base elaborado pelo Senar)
Jovem Agricultor, formado em Processos Gerenciais – www.imagensdointerior.blogspot.com

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos