Notícia

Educação - 08/08/2018 - Câmara divulga novas informações sobre visita de vereadores mirins ao CITEGEM


Visita aconteceu na última segunda-feira

Na manhã de segunda-feira, dia 06/08/2018, os integrantes da Câmara Mirim, estiveram visitando o CITEGEM, em Bom Progresso, com o intuito de conhecer mais profundamente a forma de reciclagem do lixo, onde foram recebidos pela responsável técnica do Consórcio, a Engenheira Ambiental Luma Tejada, que prontamente mostrou toda a estrutura do complexo CITEGEM e explicou o seu funcionamento.

O consórcio intermunicipal de gestão multifuncional - CITEGEM, iniciou as atividades no ano de 1997, e é responsável pelo recebimento dos resíduos sólidos urbanos de doze municípios da região celeiro, entre eles o Município de Crissiumal. Nos últimos anos o CITEGEM vem passando por um processo de modernização para melhorar a prestação dos serviços e para atendimento à legislação vigente e dentre as melhorias realizadas no consórcio cabe destacar que foi realizada a instalação de poços profundos de captação de água que possibilitam o monitoramento da qualidade das águas subterrâneas pela equipe técnica, a fim de detectar possíveis alterações no meio ambiente e, se ocorrerem, as mesmas sejam remediadas.

A Engenheira Luma ressaltou a importância da separação correta do lixo em cada residência. Separar o lixo em Reciclável (seco) e Não Reciclável (úmido) auxilia o trabalho realizado pelos colaboradores que realizam a triagem do lixo. A reciclagem proporciona a diminuição da quantidade de rejeito aterrado, consequentemente aumentando a vida útil das valas. Reciclar também auxilia na sustentabilidade do CITEGEM, uma vez que o valor arrecadado com as vendas auxilia no custeio das atividades. Além disso, quando os materiais são reciclados, menos recursos naturais são necessários para a fabricação de novos produtos. Reciclar trás grandes benefícios para a sociedade, e para que a reciclagem ocorra a sua participação é fundamental!

Diariamente o CITEGEM recebe em torno de quarenta toneladas de lixo, oriundo dos doze Municípios que fazem parte do consórcio. Atualmente quarenta funcionários trabalham nas instalações, que segundo Luma não são suficientes para todo o processo de reciclagem, além disso Luma colocou de que o custo operacional é bastante elevado e também citou a falta de máquinas e equipamentos para realização de todo processo de tratamento adequado do lixo.

Atualmente o CITEGEM tem como Presidente o Prefeito de Campo Novo Antonio Sartori, e atende mais de oitenta mil pessoas na região celeiro.

Sabemos que a administração de Crissiumal, já de muitos anos, vem fazendo campanhas de conscientização para a população, inclusive com a distribuição de panfletos que orientam os munícipes, material esse inclusive levado e divulgado de casa em casa pelos agentes comunitários de saúde, o que é de suma importância. E no processo de recolhimento do lixo e custeio das atividades do CITEGM Crissiumal investe mais de R$ 440.000,00 ao ano.

Interessante também lembrar que, conforme relato da Engenheira Luma, entre os doze municípios  participantes do consórcio, o Município de Humaitá é o primeiro colocado em relação à separação do lixo, enquanto que Crissiumal está numa posição intermediária, o que nos faz crer a necessidade de cada vez mais investirmos em conscientização, com o propósito de melhorar a colocação nesse ranking, para um melhor aproveitamento dos nossos resíduos.

Enfim, essa atividade de estudo dos Vereadores Mirins, que representam todas as escolas do município, com o acompanhamento de um professor de cada uma das escolas participantes, não só foi extremamente importante para cada um dos integrantes da comitiva, como com certeza irá contribuir para uma melhora na separação do lixo de nosso Município, pois cada Vereador Mirim ficou na incumbência de levar esse assunto e todo o aprendizado aos demais colegas na sua escola. 

E fica a dica: Separe sempre o lixo seco do lixo orgânico.

 Os Vereadores Mirins voltam a se reunir em Sessão, no dia três de setembro na Câmara de Vereadores.

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos