Notícia

Saúde - 08/08/2017 - Problemas no atendimento do Pronto Socorro do HCC foram pauta de reunião


Reunião aconteceu na última semana

Foto: Clécio Ruver / Guia Crissiumal Arquivo

 

Na última semana aconteceu uma reunião para discutir e propor alternativas para resolver os problemas do Pronto Socorro do Hospital de Crissiumal.

O encontro contou com a presença de membros do Conselho Municipal de Saúde de Crissiumal, Secretária Municipal e Saúde, membros da Diretoria e representantes do Corpo Clínico (médicos).

Na ocasião a Presidente do CMS Romarisa de Moura e Secretária Municipal de Saúde Suellen Cocco relataram as queixas da população que tem chegado até o Conselho e Secretaria, e pediram providências a Diretoria do Hospital para sanar a falta de profissionais a disposição para atender no Pronto Socorro, ao mesmo tempo, colocaram-se a disposição para auxiliarem no que for possível, deixando claro que o objetivo é colaborar para um melhor atendimento a população.

Carlos Willy Grün, presidente do Hospital e Rafael Brackmann superintendente manifestaram, por outro lado, que tem ciência do que tem ocorrido com o serviço e que tem buscado alternativas para sanar esse problema, relataram aos presentes a dificuldade de encontrar profissionais (médicos) qualificados que tenham interesse em trabalhar na instituição, também informaram que, além do valor pago ser abaixo do praticado em municípios vizinhos sofrem com constantes atrasos nos repasses do Governo do Estado, o que voltou a acontecer nesse ano, o último repasse do Pronto Socorro foi referente o mês de abril desse ano e o Hospital não tem disponibilidade de caixa para realizar esses pagamentos em dia. Disseram, ainda, que isso acaba afastando os médicos, pois os mesmos recebem quando o Estado faz o repasse. 

Todos entenderam a importância da reunião e serão tomadas medidas para tentar solucionar o problema temporariamente até que se tenha uma solução definitiva. Serão adotadas medidas internas entre Diretoria e Corpo Clínico, medidas entre Hospital e Secretaria Municipal de Saúde e medidas conjuntas entre Secretaria, Conselho e Hospital. As entidades solicitarão uma audiência com o Ministério Público e levarão ao conhecimento deste a situação, também, solicitarão apoio para que interceda na ação judicial contra o Estado que tramita na justiça local desde maio do ano passado e que ainda encontra-se sem nenhum desfecho.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Crissiumal

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos