Notícia

Cultura - 08/08/2017 - GEMP retorna da Europa nesta semana


Turnê foi a 10ª da companhia de danças ao exterior

O GEMP, tradicional escola e companhia de danças de Crissiumal, que representa o Município e o Brasil em festivais de folclore por todo o Planeta, regressa nesta semana de sua 10ª Turnê Internacional.

O grupo se despede da Europa, depois de apresentações em diversos países, o último deles a Holanda.

Desde o dia 16 de julho, o GEMP passou por Croácia, Áustria, Bélgica, Holanda e Alemanha. Na turnê o grupo reencontrou amigos feitos em outras turnês, ficaram hospedados em casas de famílias em um verdadeiro intercâmbio e até mesmo encontraram crissiumalenses que vivem na Europa. Mas o que mais importa, representaram o Brasil e principalmente Crissiumal. 

A delegação foi composta por 22 pessoas. O GEMP apresentou o folclore da Amazônia e do Pará, carnaval do Rio de Janeiro e de Pernambuco, cultura nordestina (ritmos típicos como xaxado e forró), candomblé da Bahia e folclore gaúcho.

A data e o horário de chegada do grupo não foram divulgados.

Sobre o GEMP

O GEMP Escola e Cia. de Dança foi fundado em 1995 e declarado patrimônio cultural da cidade de Crissiumal em 2004. Em seu histórico possui mais de 100 premiações, incluindo Medalha de Ouro na competição internacional de dança de Buenos Aires, Argentina. Em 2008, representou o Brasil em festivais de folclore no Chile e na Bolívia e, em 2009, se apresentou no leste europeu, em países como Polônia, República Tcheca e Eslováquia. Entre os meses de julho e agosto de 2010, realizou sua segunda turnê pela Europa, apresentando-se em Portugal, Holanda e França. Em julho de 2011, representou o Brasil no 30º Mundial de Culturas do Canadá, em 2012 realizou mais de 15 espetáculos em Istambul, na Turquia e em 2013 esteve na Romênia, Bulgária, Macedônia e Hungria. Em 2014 esteve na França, Bélgica, Alemanha e em Luxemburgo. Em 2015 encantou a Polônia, Alemanha e República Tcheca.

 

Foto: GEMP

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos