Notícia

Ageleite - 08/08/2011 - Momento Leite 013


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.13 - Momento Leite:
- Família é presa por misturar água ao leite
- Preços do leite e câmbio tiram o Brasil da exportação
- A Região Sul de SC é a terceira bacia leiteira do estado
- Mesmo com inverno rigoroso produtores de leite da Oceania estão otimistas

Família é presa por misturar água ao leite - Uma família de Venâncio Aires foi condenada a quatro anos e oito meses de prisão em regime inicial semiaberto por adulteração de leite, em processo iniciado em 2008. Pai e mãe e os dois filhos foram detidos quarta-feira e levados ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. A Justiça considerou os integrantes da família culpados por adição de água no leite. Eles foram enquadrados no artigo 272 do Código Penal, que descreve falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de substâncias ou produtos alimentícios. A empresa que processava o leite está lacrada. (Correio do Povo/RS)

Preços do leite e câmbio tiram o Brasil da exportação – Alguns fatores fizeram com a representatividade brasileira no mercado mundial de exportadores de leite fosse bastante reduzida em 2011. O aumento  dos preços do leite pagos no mercado brasileiro, a baixa competitividade e o câmbio valorizado, praticamente aniquilaram as exportações brasileiras. O déficit da balança ficou em 179 milhões de dólares no primeiro quadrimestre. Em 2010, durante todo o ano, o déficit ficou em 190 milhões de dólares. Mesmo com os preços em alta dos lácteos no mercado internacional, está sendo mais vantajoso para os laticínios venderem no mercado brasileiro. As cotações elevadas não são suficientes para inibir as importações, já que a desvalorização do dólar em relação ao real estimula as compras de fora do país. Diane desse cenário, tudo indica que em três a quatro anos o Brasil não vai voltar exportar, ou seja, obter superávit, pois o preço do leite em pó no mercado brasileiro equivale a 5 mil dólares a tonelada (descontado o ICMs) enquanto o preço na exportação chega apenas aos 4 mil dólares. (Milknet)

A Região Sul de SC é a terceira bacia leiteira do estado - A Região Sul de SC é a terceira bacia leiteira do estado com aproximadamente 4 mil famílias rurais na atividade, que produzem 400 mil litros de leite/dia. O sistema de produção praticado na maioria das propriedades rurais apresenta um elevado custo de produção e uma alta degradação do solo com exigência elevada de mão de obra tornando a atividade penosa e com baixa remuneração. Esta situação está sendo revertida através do sistema de produção de leite com sustentabilidade implantado pela Epagri, a partir de 2004. “Este sistema está baseado na oferta suficiente e de qualidade de alimentos produzidos na propriedade, com menor demanda de mão de obra”, explica Trevisan que elenca outras boas práticas adotadas como as de conservação e recuperação do solo, recuperação de matas ciliares, melhoramento no saneamento básico nas comunidades rurais e melhoria no abastecimento de água nas famílias rurais. ( Epagri/SC)

Mesmo com inverno rigoroso produtores de leite da Oceania estão otimistas - O inverno se faz presente com baixas temperaturas e quedas inusitadas de neve nas últimas semanas na Nova Zelândia. Os produtores esperam que elas fiquem mais amenas no final da estação. Na Austrália, o problema é a umidade na bacia leiteira de Victoria. Está sendo um desafio para os produtores o manejo das pastagens até a primavera, quando ficam mais secas. Mesmo assim o setor está otimista. As projeções para a produção do período 2011/12, que se inicia entre 4 e 6 semanas, continuam entre 3 e 5%, em relação à safra 2010/11, na Nova Zelândia, e na Austrália, entre 1 e 2%, na mesma comparação. (Terra Viva)


Você sabia que...a Granja 4 Irmãos da cidade de Rio Grande – RS é o maior produtor de leite do Estado e o nono do Brasil com uma produção diária de 20.000 litros por dia?


Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br ou puça nosso programa na Rádio Metrópole.

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos