Notícia

Educação - 08/06/2017 - Estado autoriza escolas a antecipar férias de julho devido às chuvas


Em alguns municípios transporte escolar ficou prejudicado

Foto: Tadeu Vilani / Agência RBS

 

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) enviou documento às coordenadorias regionais orientando para a readequação do calendário escolar nos municípios atingidos pelas chuvas das últimas semanas. Entre as medidas possíveis, está a antecipação das férias de julho nos casos em que os alunos não conseguem se deslocar.

“Devido ao excesso de chuvas nos últimos dias no RS, que ocasionaram a decretação de emergência em inúmeras cidades gaúchas e, por consequência, a impossibilidade de trafegar nas estradas dos municípios, orientamos a CRE quando à readequação do calendário escolar nos casos de necessidade por falta de transporte escolar”, diz trecho do documento, assinado pelo secretário Ronald Krummenauer.

O transporte escolar é obrigatório para alunos que residem no interior. A área rural é a mais atingida em diversos municípios do Estado, e a interrupção de estradas dificulta o transporte. Em todo o Rio Grande do Sul, 56 municípios já decretaram situação de emergência, e 126 foram atingidos pelas chuvas.

As escolas também poderão a utilizar mais sábados para repor as aulas, além dos dez já autorizados. A Seduc orienta que o calendário seja ajustado em acordo com as redes municipais, onde as aulas estão suspensas. O objetivo é cumprir o requisito mínimo de 200 dias e 800 horas letivos e otimizar a utilização do transporte escolar.

Os coordenadores regionais têm até sexta-feira (9) para enviar à Seduc o relatório com as adequações. O documento deve conter: escolas e municípios onde houve a suspensão das aulas; data de início da suspensão; e dias paralisados até o dia 9.

Rádio Gaúcha

Postado: Leila Ruver
Vídeos