Notícia

Cultura - 07/12/2017 - Grupo Afro Orgulho da Raça trouxe cultura africana a Crissiumal


Apresentações aconteceram nesta terça-feira

 

Crissiumal pôde conhecer nesta terça-feira (28) um pouco da cultura africana, através das apresentações culturais do grupo afro Orgulho da Raça da Escola Borges de Medeiro da cidade de Encruzilhada do Sul.

Assista abaixo um vídeo de alguns momentos da apresentação:

O evento foi coordenado pela professora de arte Simone Roppa. As apresentações aconteceram nos três turnos, pela manhã, pela tarde e pela noite, todas no auditório da Escola Estadual Ponche Verde. 

Durante o dia a apresentação ficou direcionada para alunos das escolas, durante a noite, com a presença de público em geral, além da apresentação do Orgulho da Raça, também aconteceu a apresentação de outros grupos culturais, o grupo de teatro Atuarte de Boa Vista do Buricá, grupo esse dirigido e ensaiado pela professora Simone que encenou a peça “Mistérios da Meia Noite”, A peça o médico e o monstro do grupo de teatro do Proeja IFFAR, Direção geral e roteiro de Stéphane Dias e direção de arte de Téoura Benetti.

O grupo afro Orgulho da Raça tem seu foco na história da cultura negra. Ele foi fundado em 1996, na cidade de Encruzilhada do Sul e ao longo de sua existência já foi premiado diversas vezes pela qualidade de suas apresentações.

O grupo se apresentou em Tiradentes do sul dia 27 pela manhã em parceria com a escolas do município. Já no dia 28 se apresentou em Crissiumal, no auditório da escola Ponche Verde. Durante todo o dia o grupo realizou 5 apresentações alusivas ao dia da consciência Negra que foi no dia 20/11. Em parceria com escolas estaduais os alunos puderam desfrutar de muita Arte Afro. O grupo atua há 21 anos na escola Borges de Medeiros, ensaiado e dirigido pela professora Carmen Machado de Abreu.

O evento foi realizado pela professora de Teatro Simone Roppa Costa.

Alunos da APAE e ABEMEC puderam também desfrutar das apresentações gratuitamente.

Um agradecimento especial ao comércio que apoiou esse evento, tornando ele possível.

Ao CTG Estância da Saudade por fornecer o local para que o grupo realizasse as pernoites e alimentação

Padaria Quality, Abatedouro Simionato, Voigt Pneus, Diona Lanches, Tele Ceva, Müller Oficina mecânica e a escolas presentes Rocha Pombo e Ponche Verde, que se fizeram presentes.

Agradecimento a empresa Berto Santonina - da cidade de Ijuí que também contribuiu com o evento.

Demais fotos no link abaixo:

http://guiacrissiumal.com.br/galerias/Grupo-Afro-Orgulho-da-Raca

Postado: Leila Ruver
Vídeos