Notícia

Saúde - 07/10/2019 - Ação frente redução de tabaco em Unidade Hospitalar


Informações do HCC

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS o tabagismo é a principal causa de morte evitável, o tabagismo é responsável pelo desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, incluindo o câncer.

No mês de Fevereiro do ano de 2016, o HCC lançou uma ação em sua unidade hospitalar, frente ao não uso de tabaco nas dependências internas do serviço.  Intitulado como: Por um Hospital sem fumaça.

A ação teve e ainda têm como objetivo, reduzir o uso de tabaco, como forma de prevenção aos usuários do serviço, independente de sua especialidade, como também fornecer uma melhor qualidade de vida e de tratamento aos clientes. Objetivando, além disso, a redução de danos ocasionados pelo uso desta substância, como também a questão de higiene do ambiente do serviço, o que vem chamando muito a atenção.

Os clientes do serviço de especialidade-saúde mental, em uma das atividades de cronograma, com equipe multidisciplinar. Realizam na semana, a manutenção de limpeza do pátio interno e externo das dependências do Hospital, e é verificado que o descarte do tabaco, tem sido feito de forma inadequada (em qualquer local que o tabagista faz uso), fazendo com que a visão do ambiente se torne suja. Além de que o uso desta substância tem sido feita em local vedado.

Contudo, a psicóloga Scheila Kruger vem encarecidamente solicitar o apoio de todos os clientes e profissionais, para que juntos possam fortalecer a ação e proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos que usufruem do  serviço.

 

Você sabia: 

Fumar não faz mal à saúde somente daqueles que fumam. A fumaça produzida pelo cigarro prejudica até mesmo quem não fuma e os coloca na condição de tabagismo passivo, que também aumenta o risco de câncer de pulmão, infarto e doenças respiratórias. 

No Brasil, o ato de fumar é responsável por:

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos