Notícia

Educação - 07/08/2019 - Secretaria de Educação e Cultura divulga o resultado do concurso de redação e desenho - Crissiumal Terra Querida


O Concurso de Redação e Desenho, com o tema “CRISSIUMAL, TERRA QUERIDA”, teve seu resultado divulgado nesta quarta-feira, dia 07 de agosto, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC.

O Concurso, instituído em alusão à comemoração do Dia do Município, foi realizado pela SMEC, em parceria com a Câmara de Vereadores; e direcionado aos alunos da Pré-Escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio, de todas as escolas do município.

Com o objetivo geral de despertar e ampliar os conhecimentos, acerca da história e cultura do município, o Concurso mobilizou as escolas a motivar seus alunos para debater o tema e produzir os trabalhos.

Os trabalhos foram divididos em quatro categorias: Nas categorias Educação Infantil (Pré-Escola) e Ensino Fundamental (Anos Iniciais), foram realizados trabalhos de Desenho. Já, nas categorias de Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio, as propostas foram de Redação.

Após avaliação criteriosa e minuciosa da Comissão Julgadora do Concurso, os vencedores no âmbito municipal, foram definidos:

· Categoria Educação Infantil (Pré-Escola) – Djeison Flores Fábio, da EMEF Riachuelo;

· Categoria Ensino Fundamental (Anos Iniciais) – Isabela Albring dos Santos, da EMEF Benno Bender;

· Categoria Ensino Fundamental (Anos Finais) – Camila Carvalho Maronez, da EMEF Rotermund;

· Categoria Ensino Médio – Laisa Cristina Hanauer Janke, da EEEM Ponche Verde.

A premiação para esses alunos, classificados como primeiros lugares em suas categorias, no âmbito municipal, é de um Tablet, para cada um.

Conheça também, os alunos classificados como primeiros lugares, de cada categoria, no âmbito escolar, que receberão como prêmio uma mochila escolar, cada um:

- Categoria Educação Infantil (Pré-Escola) – Proposta Desenho:

- Mariana Gette Wagner – Pré 2 – EMEI Rotermund;

- Cleri Tatiane Amaral da Costa – Pré 2 – EMEF Benno Bender;

- Francisco José S. Filippi – Pré A – EEEF Tuiuti;

Categoria Ensino Fundamental (Anos Iniciais) – Proposta Desenho:

- Ana Paula Ribeiro Pauleski – 5º Ano – EEEF La Salle;

- Laura Fritsch Marques – 5º Ano – EMEF Rotermund;

- Luciana Maiara Machado Tormes – 3º Ano – EEEF Uruguai;

- Vanderson Abel Lansing Albring – EJA – APAE;

- Mateus Renã Beier Spies – 5º Ano – EMEF Riachuelo;

- Daniel Eduardo Kich Veit – 1º Ano – EEEF Tuiuti;

- Davi Webers Trentini – 5º Ano – EEEM Ponche Verde.

Categoria Ensino Fundamental (Anos Finais) e Médio – Proposta Redação:

- Geovana Gabriela Both – 7º Ano – EEEF La Salle;

- Milena L. Conti Putzke – 9º Ano – EMEF Benno Bender;

- Letícia Rieger – 8º Ano – EEEF Uruguai;

- Sarah Cristina Rodrigues Dhein – 9º Ano – EMEF Riachuelo;

- Alana Luisa Appel Schwnates – 6º Ano – EEEF Tuiuti;

- Bruno Natanael Dierings – 7º Ano – EEEM Ponche Verde

Confira na íntegra as Redações vencedoras no âmbito municipal:

REDAÇÃO CAMILA CARVALHO MARONEZ (8º Ano – EMEF Rotermund)

“ “Crissiumal, terra querida”

Crissiumal é um município pequeno, por esse fator é calmo e tranquilo para se viver. Conhecido por terra dos goleiros, Crissiumal é um lugar com um povo humilde, trabalhador e hospitaleiro. Tendo uma economia baseada na agricultura e muitas belezas naturais.

Crissiumal, como cantamos no hino “És cidade sorriso”, porque seus habitantes tem muito o que se orgulhar desta terra, pois olhando nossa história percebe-se que daqui saíram três goleiros que se destacaram no futebol, inclusive, mundial.

O povo crissiumalense procura cultivar suas raízes, pois muitos familiares dos colonizadores continuam trabalhando e investindo nesse município, e outras pessoas que conheceram e vieram residir aqui, se encantaram com a simpatia e hospitalidade que encontram.

O município tem como economia a agricultura, suinocultura, gado leiteiro; industrias familiares, moveleiras, calçadista e laticínios. Além do comércio local. Crissiumal possui muitos lugares belos, pois somos privilegiados com diversos rios que formam paisagens admiráveis, dentre elas estão as Três Ilhas no Rio Uruguai.

Por todos esses aspecto, percebe-se muitos pontos positivos em viver e progredir neste lugar. Cultivando nossa história, vivendo o presente e construindo um futuro digno para que as próximas gerações também possam sentir a alegria de viver aqui.”

REDAÇÃO LAÍSA CRISTINA HANAUER JANKE (1º Ano Ensino Médio -EEEM Ponche Verde)

““UM PEDACINHO DE CHÃO”

Toda humanidade é baseada em fatos históricos e locais. A história do ser humano começa a partir do seu lugar de nascimento, onde se adapta. Nós moramos em um cantinho muito especial, sem falar de toda a sua história. Mas o que será que tem nesse cantinho que encanta e reconhecido por todos?

Esse cantinho é chamado de Crissiumal, conhecido também como a “terra dos goleiros”, “cidade sorriso”, “capital gaúcha das agroindústrias”, “cidade hospitaleira” e vários outros adjetivos que identificam a cidade. Foi aqui onde grandes pessoas começaram suas carreiras e hoje são destaques a nível nacional, como Claudio Taffarel, Danrlei e o grupo de dança GEMP.

No aspecto cultural, sua comunidade é formada pelas etnias alemã e italiana que tem grande influência nos costumes e na culinária. Em virtude deste aspecto, houve o surgimento de inúmeras agroindústrias que deixaram o município mais conhecido, trazendo orgulho para os moradores e auxiliando no desenvolvimento econômico e comercial da população.

Para os visitantes que chegam nessa cidade, o encanto são as riquezas naturais e arquitetônicas que embelezam os mais diversos pontos urbanos e rurais. Em termos naturais, o município é banhado por rios e cachoeiras, onde se encontram balneários e represas. Já no aspecto arquitetônico, destacam-se construções, como o Monumento ao Pioneiro, Castelo do Bonotto, o Pórtico e a Igreja Matriz.

Além desses, muitos outros embelezam esse pedacinho de chão tão especial que vivemos.

Podemos afirmar então, que mesmo sendo um município pequeno e do interior, temos muitos aspectos marcantes que deixam todos os moradores orgulhosos em fazer parte da história de Crissiumal. Todas as pessoas que passam por aqui, levam algo consigo. Orgulho de fazer parte desta terra tão querida. Somos crissiumalenses de alma e coração!”

A entrega da premiação aos alunos vencedores será efetuada, ainda, no mês de agosto, porém a data será posteriormente definida e divulgada.

 

Por: Andréia Cristina Queiroz -Assessora de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos