Notícia

Agricultura - 07/07/2020 - Empresas fumageiras pagam abaixo do preço do tabaco no RS


Em algumas propriedades, a quebra da safra chega em até 15% em relação ao passado

No Rio Grande do Sul, o clima impactou na produção de fumo. Em algumas propriedades, a quebra da safra chega em até 15% em relação ao passado. As entidades que representam os produtores emitiram uma nota em conjunto com o alerta para a possibilidade de desmonte do setor produtivo.

O documento é assinado por federações dos três estados do sul e pela Associação dos Fumicultores do Brasil. As entidades ressaltam que, além das perdas na produção devido à estiagem, ainda há maior rigor na classificação do produto pelas indústrias, diminuindo a rentabilidade dos fumicultores.

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva, pede que as empresas revejam o conceito sobre integração e voltem a valorizar os produtores de fumo do Sul do país

O Canal Rural entrou em contato com o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) que disse que não vai se manifestar, uma vez que não participa da negociação do fumo. O assunto é tratado diretamente entre as empresas e os produtores.

A JTI, com sede em Santa Cruz do Sul, que tem parceria na produção do fumo com 11 mil produtores rurais. A empresa também não quis se manifestar sobre o assunto.

Fonte: Canal Rural

Foto: Arquivo Guia Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos