Notícia

Educação - 07/06/2020 - Escola Estadual Rocha Pombo de Crissiumal completou 81 anos neste domingo


Educandário foi fundado em 1936

A Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo de Crissiumal completou neste domingo, dia 07 de junho de 2020, 81 anos de fundação.

A escola iniciou suas atividades em 1936, como escola particular. Havia apenas um professor para atender todas as turmas, o Sr. Ervino Grielh. O prédio onde funcionava a Escola era de madeira e foi construído pela firma Dahne Conceição, é o local onde atualmente reside a família de Dário Thomé. Ocupavam-se duas salas de aula.  As primeiras professoras foram Nanci Costa Saraiva e Celina Barcelos da Silva.

No dia 07 de junho de 1939, a Escola teve seu decreto de criação, sendo ele de nº 7.814 da Lei 1202, como Escola Estadual com denominação de Grupo Escolar de Crissiumal. Nessa época Crissiumal era distrito de Palmeiras das Missões, e a escola pertencia à região escolar de Cruz Alta. Sendo assim os professores vinham encaminhados de Cruz Alta. Em 1941 passou a funcionar em dois turnos.

Em 1942 e 1943, trabalhavam três professoras e a escola funcionava com quatro turmas. Na escola como nas outras não havia cadernos usava-se a lousa. Em 1945 a escola foi transferida para um prédio alugado de madeira na Rua Horizontina, ocupando duas salas. Em 1956 foi transferida para o prédio de alvenaria pertencente ao Sr. Mario Stümer, ocupando quatro salas. Prédio este onde hoje é a Loja Das Haus. Passou então a pertencer a 17º região escolar de Santa Rosa. 

Em 1963 passou a ocupar o prédio novo com seis salas, no endereço onde funciona atualmente, Rua Santo Cristo nº 345. O CPM - Círculo de pais e Mestres foi fundado em 1967, tendo como primeiro presidente o Sr. Antenor Elias da Motta.

Atualmente a escola tem em sua direção a professora Roseli da Rosa Vianna, a Vice-diretora Care Pavan, atende cerca de 150 alunos e trabalha com 30 excelentes profissionais em educação, entre direção, professores e funcionários.

“Parabéns a todos de nossa comunidade escolar por essa data maravilhosa!”, declarou a Escola em seu perfil no facebook.

 

Com informações do Livro “Apontamentos sobre o passado de Crissiumal”, do historiador José Raymundo Pletsch e da Escola Rocha Pombo.

Foto: Escola Rocha Pombo Arquivo Histórico

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos