Notícia

Educação - 07/06/2019 - Colocando em prática a Educação Fiscal na EMEI Rotermund


Diversas atividades foram desenvolvidas

A Escola de Educação Infantil Rotermund, realizou o projeto da Educação Fiscal, o qual foi desenvolvido com as seis turmas da Educação Infantil de Pré I e II do turno da manhã e tarde, juntamente com a parceria das famílias, professoras, equipe diretiva e comunidade local, conforme a Lei Municipal número 3.133/14, sob o decreto número 073/2017 - GEFIM.

Uma sociedade consciente de seus direitos e deveres é uma sociedade com o poder de decidir seus rumos. Neste sentido, a Educação Fiscal  visa conscientizar os cidadãos sobre a importância dos tributos para a manutenção das atividades do Município, Estado e União, sem as quais nenhum progresso social seria possível. O desenvolvimento do projeto foi através da realização de passeios, atividades pedagógicas como contação de histórias, vídeos com historinhas sobre o tema, preparo e degustação do sanduíche natural, integração de todas as turmas envolvidas e contribuição financeira das famílias para a compra dos produtos no supermercado.

O início do projeto deu-se a partir da contação da história: O SANDUÍCHE DA MARICOTA  (livro este utilizado também para trabalhar alimentação saudável e a compra dos alimentos necessários para preparar um sanduíche).  Dando continuidade foi realizada a hora do conto da historinha VILMOR e VALMOR . Após assistido o filme COMO GENTE GRANDE   (que trabalha a economia financeira). Ocorreu também falas sobre ECONOMIA FINANCEIRA, a  importância de exigir a NOTA FISCAL, entre outros temas abordados. 

Na terça-feira dia 14 de maio, aconteceu a ida ao supermercado para comprar os ingredientes para montar o sanduíche. Após o passeio ao supermercado onde foi realizado as compras dos ingredientes e o posterior recebimento do cupom fiscal, todas as turmas se dirigiram ao Setor de Troca de Notas da Prefeitura Municipal de Crissiumal.

O projeto teve sua continuidade na quinta-feira dia 15 de maio, com a contação das histórias, atividades dirigidas e diálogo com as crianças sobre as atividades do dia anterior. Como culminância do projeto, no pátio da Escola onde foram expostos todos os ingredientes comprados: PÃO, QUEIJO, PRESUNTO, ALFACE, TOMATE, OVO e MEL, sendo que cada criança teve a oportunidade de montar o seu sanduíche, de acordo com o seu gosto, momento este também que houve a integração entre todos (as) os (as) alunos (as), professoras,  funcionárias e equipe diretiva.

Agradecemos a todos que de alguma forma colaboraram para que o Projeto tivesse todo esse sucesso. Professoras participantes: Adelaide Teresinha Hammes Albring, Adriana Schirmer, Elisandra Jaqueline Feistel Camara, Sandra Beatriz Schwingel Rex e Raqueli Cristina Back Kummer.

Demais fotos no link abaixo:http://guiacrissiumal.com.br/galerias/Educacao-Fiscal-na-EMEI-Rotermund-no-ano-de-2019

 

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos