Notícia

Saúde - 07/06/2017 - HCC discute viabilidade de instalar uma Unidade de Cuidados Prolongados


Projeto deve ser aprovado para ser implantado e receber os recursos

No dia 29 de maio uma comitiva do Hospital de Caridade de Crissiumal visitou o Hospital Izolde Dalmora na cidade de Lindóia do Sul, Santa Catarina, com o objetivo de conhecer a Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) existente no local e buscar subsídios para a elaboração e implantação de um projeto de UCP para o Hospital de Caridade de Crissiumal.  A instituição visitada foi a primeira no estado de Santa Catarina a implantar esses leitos no ano de 2014 e desde então continua recebendo pacientes de sua região de saúde.

Acompanharam o administrador  e proprietário do Hospital de Lindoia, Joercio Dalmora, a equipe de profissionais do HCC formada pelo superintendente Rafael Brackmann, supervisora de Assistência Hospitalar Elisete da Silva, e assistente social Taciane Gehlen. 

O proprietário e administrador do Hospital Joercio Dalmora explicou que a UCP  funciona em três etapas: na primeira etapa o paciente é tratado em Hospitais de alta complexidade; na segunda etapa, após deixar o leito de UTI, o paciente que necessita de cuidados prolongados é encaminhado a UCP onde ficará internado até a reabilitação e estabilização do quadro clínico. Em seguida passa para a terceira etapa, que é a alta hospitalar e os cuidados de familiares e médicos do ESF de seu município. Os leitos de cuidados prolongados regulados pelo Estado e os encaminhamentos são feitos pela equipe da Regional de Saúde. 

Durante a visita, os profissionais do Hospital Izolde Dalmora  revelaram que atendem casos complexos de vítimas de acidente de trânsito, vítimas de acidentes de trabalho, pessoas com AVC (derrame), pacientes acamados, pacientes com câncer e pacientes com doenças degenerativas. Na visita foram tiradas algumas dúvidas a respeito do perfil dos pacientes, equipe multidisciplinar e custos para manutenção dessa unidade. 

“Nosso Hospital possui uma área física que comporta esses leitos e precisamos melhorar a nossa ocupação hospitalar, também procuramos por serviços que sejam viáveis e venham ao encontro do perfil da população de Crissiumal e região. Os leitos de cuidados prolongados são de alto custo para o Hospital e necessitam de equipe multidisciplinar com quantitativo de pessoal e carga horária definidos por portaria, mas estamos analisando essa possibilidade para assim, oferecer novos serviços no HCC” comentou o superintendente Rafael.

A partir de agora a equipe do HCC trabalha na elaboração do projeto e nas etapas de aprovação para implantação dessa Unidade. Para funcionamento, o projeto deverá ser aprovado na região de saúde e posteriormente no Estado e Ministério da Saúde. 

Fonte:Neila Daronco / Assessoria de Imprensa do HCC

Foto: HCC

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos