Notícia

Clima - 07/04/2017 - Metsul alerta para Dias de Instabilidade no Estado e Cone Sul


Texto é da meteorologista Estael Sias

DIAS DE INSTABILIDADE NO ESTADO E CONE SUL | Fim da calmaria do tempo. Complexo cenário atmosférico com várias áreas de baixa pressão se estabelece no Cone Sul neste fim de semana e no começo da semana. Centro de baixa pressão sobre o Norte da Argentina induz instabilidade neste sábado na Metade Oeste do Rio Grande do Sul e que deve se estender a pontos da Metade Sul até o fim do dia. Há risco de chuva forte e com altos volumes em pontos do Oeste e do Noroeste. O domingo deverá ser de muitas nuvens e chuva no Oeste e no Sul do Estado com alta probabilidade de acumulados de precipitação localmente altos. No Norte e Nordeste do Estado, o sol vai aparecer entre nuvens com calor e abafamento, e qualquer instabilidade será isolada. Adverte-se para a possibilidade de temporais localizados neste fim de semana no Oeste e no Sul gaúcho.

Na segunda, centro de baixa pressão em superfície entra em fase com baixa em altura (baixa fria que hoje atua na Patagônia com neve em algumas localidades), gerando ciclone na província de Buenos Aires. A frente fria associada ao ciclone traz chuva desde cedo para o Oeste e o Sul gaúcho enquanto no Norte e no Nordeste do Estado o dia começa com sol e calor. Até o final da segunda o sistema avança e leva chuva para quase todo o território gaúcho e que poderá ser forte e com temporais em alguns pontos. Na terça, a frente traz chuva na Metade Norte, porém no Oeste e no Sul o tempo abre com sol.

Os volumes de chuva nos próximos dias devem exceder 100 mm em pontos do Oeste e do Sul do Estado, não se descartando acumulados de 150 mm a 200 mm em alguns setores do Oeste gaúcho, conforme algumas simulações computadorizadas. O mapa mostra a projeção de chuva para cinco dias no Cone Sul do modelo norte-americano GFS. Pode ocorrer vento forte localizado em caso de temporal isolado, mas, no geral, não se antecipa vento intenso de natureza ciclônica no Rio Grande do Sul. No Uruguai e costa da província de Buenos Aires o tempo estará ventoso com rajadas fortes nos próximos dias, mais entre domingo e a segunda. (Meteorologista Estael Sias)

 

Fonte: Metsul

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos