Notícia

Política - 07/03/2017 - Em Sessão marcada por debates, vereadores aprovaram quatro Projetos de Lei na Câmara de Crissiumal


Sessão Ordinária foi realizada nesta segunda-feira

Uma Sessão marcada por debates foi realizada na noite desta segunda-feira (06) na Câmara Municipal de Crissiumal. Ao todos quatro Projetos de Lei acabaram aprovados, todos de proposição do Executivo Municipal.

 

O primeiro Projeto de Lei a ser apreciado, de autoria do presidente da Câmara, Paulo Moacir Haas, tinha por objetivo a alteração do nome da Rua Ernesto Wermeier para Rua da Piscina. Diversos moradores procuraram o vereador sugerindo o novo nome, inclusive o mesmo havia colhido 28 assinaturas. Vários destes moradores acompanharam a Sessão, porém o Projeto de Lei foi baixado pelo vereador Ademar Machado de Oliveira, que alegou que nem todos os moradores sabem da alteração. Um debate entre os vereadores aconteceu. Machado falou: “Não podemos cometer o mesmo erro quando foi dado o nome a rua”. Paulinho respondeu: “Não entendo seu posicionamento, tenho aqui assinaturas de quase todos os moradores, vários estão aqui”. Ao final Paulinho destacou que buscará as assinaturas dos moradores faltantes e o Projeto voltará ao plenário na próxima Sessão.

 

Em seguida três projetos foram aprovados por unanimidade. Duas aberturas de crédito adicional especial, uma para dar cobertura às despesas Material de Consumo, com recursos do Governo Estadual, para revitalização das Redes de Água e programa Correção de Solos e a outra para aquisição de Material Permanente. Também um incentivo com pagamento de aluguel no valor de trezentos reais mensais para a empresa Raul Antônio Neto, que trabalha com fabricação de peças de vestuário, e gera 10 empregos em Crissiumal.

 

O último projeto da noite também foi polêmico, gerando debate. Era a autorização do incentivo de 20 mil reais do Executivo Municipal a participação do Tupi FC no futebol profissional em 2017, que acabou aprovado por 7 a 1, com vereadores se manifestando. A vereadora Sandra Trentini votou contra o incentivo. “Não sou contra o esporte, mas em uma época em que estamos reduzindo em todos os setores não podemos financiar futebol. O Tupi não tem pernas pra participar de um campeonato desses”. Paulo Moacir Haas destacou que esse é o menor dos repasses já recebidos pelo clube. “A senhora não vota contra por não gostar de esporte, mas sim por interesse próprio”, disparou Paulinho. Complementando: “o futebol é a maior divulgação do nome da nossa cidade, podem ter certeza”.

 

Em seguida os vereadores Elisia Maria Schmitt Tormes e Jeferson de Carvalho também se manifestaram favoráveis ao incentivo, ambos abordando a necessidade do esporte como lazer e a oportunidade a meninos da cidade e do interior de compor o elenco rubro-negro. Jeferson lembrou ainda que Crissiumal foi recentemente citada no Jornal Zero Hora, por ser o menor município do estado com uma equipe profissional ativa.

 

Nas indicações pessoais a educação voltou a ser assunto, onde os vereadores abordaram o fechamento da educação infantil em escolas estaduais e o horário de atendimento e trabalho nas creches municipais.

 

Ficou decidido que será convocado um encontro na próxima segunda-feira, às 20 horas, na Câmara de Vereadores, entre servidores, vereadores e Executivo Municipal para chegar a uma solução em relação às creches.

 

Para ver todas as fotos da Sessão clique no link abaixo:

http://guiacrissiumal.com.br/galerias/Sessao-Legislativa-do-dia-06.03.2017

 

 

Fonte / Foto: Guia Crissiumal

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos