Notícia

Política - 07/03/2017 - Diversas Indicações foram feitas pelos vereadores de Crissiumal na Sessão Legislativa desta segunda-feira


Confira o que cada vereador pediu

Durante a Sessão Legislativa desta segunda-feira (06) na Câmara de Vereadores de Crissiumal vários vereadores realizaram indicações ao Executivo Municipal. Veja o que cada vereador pediu:

 

A Vereadora MARIA ELISIA SCHMIDTT TORMES indicou:

1 - Para que tome providencias no encascalhamento e patrolamento das  estradas de Lajeado Joaquina, nos trechos que ficaram pendentes e onde se fazem  necessários, e que sejam tomadas providencias imediatas para  resolução do polêmico problema do cerro, nas proximidades da residência de Adeveni Tormes, pois não existe mais passagem de veículos pela estrada geral no local, trecho esse de aproximadamente 6 km e de utilização obrigatória do transporte escolar e caminhões leiteiros, sendo que os veículos pequenos, inclusive, precisam fazer retornos para chegar na Localidade de Ressaca do Buricá e em algumas residências de Lajeado Joaquina, o que evidencia a urgência do serviço solicitado.

2 - Para que seja feito um poço artesiano na Localidade da Barra do Reúno, pois as famílias dessa localidade são abastecidas pelo poço da Linha Pinto e enfrentam seguidas faltas de água, pois o referido poço não comporta abastecer tantas famílias.

3 - Para que seja efetuado o patrolamento do estradão que liga a Esquina Uruguai à localidade das Três Ilhas, e também o patrolamento da estrada do Lajeado Teimoso.

4 - O patrolamento e encascalhamento dos trechos necessários da estrada que ligas as localidades de Barra do Reúno, Linha Pinto e Lajeado Paca, além da estrada que liga a propriedade do sr. Elio Spieckert até a localidade de Linha Brasil, observando que nos locais referidos há trechos que quase inviabilizam o tráfego, tamanha a precariedade dos mesmos.

5 - Que seja enviada urgentemente uma equipe do Parque de Obras para a propriedade de Noeli Früling, na Barra do Reúno, pois segundo relatos, quando do patrolamento da estrada e abertura de sarjeta para o escoamento das águas pluviais (o que, observa-se, foi muito bem realizado), acabou-se por direcionar toda a água da estrada para uma lateral, o que ocasionou, em virtude das fortes chuvas, uma enxurrada em direção à fonte de água de uso daquela família, assoreando aquela fonte e impedindo o aproveitamento pleno da água.

6 - Que seja recuperada a estrada nas proximidades da residência de Antonio Ilhas dos Reis na localidade de Sussuaiazinho que se encontra em precárias condições de trafegabilidade, ressaltando que o referido cidadão é idoso e se encontra com problemas de saúde, necessitando, seguidamente, de socorro de vizinhos, que fica prejudicado em virtude das péssimas condições da estrada.

7 - Que seja efetuado o patrolamento e encascalhamento com a supressão das cabeças de pedras no trajeto da residência de Irineu Mallmann, passando pelo cemitério da Esquina Gaúcha, pela residência de Gilmar Senna até a Barra do Sussuaiá.

8 - Que seja recuperada a estrada que liga a localidade de Esquina Gaúcha até a Barra do Sussuaiá.

9 - Para que seja recuperada a estrada, inclusive com o encascalhamento do cerro, da estrada municipal de Esquina Cinamomo até a ponte baixa, que acessa o município de Dr. Maurício Cardoso.

10 - Para que o Prefeito Municipal tome providencias imediatas para manter o convênio com o Estado do Rio Grande do Sul através do atendimento da educação infantil nas escolas estaduais por professores municipais, pois não há argumento que justifique eventual cancelamento dos atendimentos até então existentes (2016), ao custo da segurança e do bem estar das crianças envolvidas, que tem entre 04 e 06 anos de idade, e o inevitável prejuízo à adaptação dessas crianças, uma vez que já há um certo vínculo com a escola local e para a qual são conduzidas acompanhadas por familiares, salvo raras exceções. Lembramos também que há dispositivo claro na Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Educação, de 28/04/2008, que determina que a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental sejam oferecidos nas próprias comunidades rurais, evitando-se os processos de nucleação de escolas e de deslocamento das crianças (art. 3º., caput).

 

 

A Vereadora SANDRA REJANE SCHILLING TRENTINI, indicou:

1 – Para que o Prefeito Municipal determine que a Secretaria de Saúde Municipal de Crissiumal, principalmente o Setor de Encaminhamentos, haja com maior atenção para os casos urgentes, pois é do conhecimento desta Vereadora que diversos casos que representavam risco de sequelas graves, agravamento da enfermidade e até morte, que tinham indicação médica de urgência, acabaram sendo preteridos no agendamento de exames, como se não houvesse a referida urgência, o que além de inadmissível do ponto de vista humano, é absolutamente uma afronta ao direito à vida e à saúde, garantido na Constituição Federal, e poderá repercutir em denúncias ao Ministério Público, ações judiciais e até futuras responsabilizações do ente público por eventuais danos e prejuízos que essa desídia cause.

2 – Para que o Prefeito Municipal exija o cumprimento de horário dos médicos que atuam nos ESFs, uma vez que esta Vereadora pessoalmente já compareceu nos ESFs e constatou a ausência de médicos no horário de expediente, momento no qual também se dirigiu ao Hospital de Caridade onde também não encontrou nenhum desses profissionais, no entanto, confirmou que um dos médicos estava atuando de forma particular em sua clínica. A propósito, em épocas passadas também os médicos não cumpriam rigorosamente o horário nos ESFs, mas, esses atuavam sempre no Hospital de Caridade, principalmente nos atendimentos de urgência/emergência e realizações de exames, o que é plenamente aceitável.

 

 

O Vereador RENATO KLAFKE SALING, indicou::

1 – para que o Poder Executivo desenvolva um projeto de arborização e embelezamento da entrada da cidade na ERS 207, compreendendo o trecho desde a saída da cidade até o pórtico, para o que se sugere que sejam plantadas de forma intercalada plantas de criciúma com outras árvores nativas, por exemplo Ipês, que também colaboram no embelezamento com sua magnífica floração, lembrando que Crissiumal sempre foi lembrada pela beleza da cidade, o que não pode ser perdido, e temos que incentivar pois uma aparência bonita, uma primeira boa impressão, vale muito quando queremos que a cidade seja valorizada e progrida, vejamos como exemplo o que ouvimos de comentários da nossa vizinha Nova Candelária, que em matéria de limpeza e estética dos logradouros públicos dá um verdadeiro show. Valorizemos a nossa cidade pelos pequenos gestos! 

 

 

E o Vereador ELIZÉRIO SANTOS ESPANHOL indicou:

1 – Para que o Executivo Municipal trabalhe com rapidez na obra da escadaria do Bairro Paraíso, que já se tornou uma novela a cada dia que passa. A falta da mesma oferece perigo e preocupação aos moradores da comunidade. Antes que o pior aconteça precisamos tomar providências, pois é um anseio antigo daquela comunidade e muitos mandatários já se passaram e a promessa sempre é a mesma, por isso esperamos que desta vez saia do papel e se torne realidade.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos