Notícia

Texto de Opinião - 07/02/2020 - Música no contexto escolar


Por Professora Elizabete Cristina Emmel

A música faz parte de uma educação e no Brasil foi aprovada a Lei nº11769/2018, que trás a obrigatoriedade da musica na escola, que tanto contribui para o convívio social e aprendizagem das crianças.

O Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil (RCNEI) firma que a musica e uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contesto da educação, de um modo geral.

No  mundo agitado em que vivemos os ser humano necessita cada vez mais do sensível  para a busca de uma sociedade bem sucedida. A pratica da música influência de maneira muito positiva no desenvolvimento da criança, tornando-a capaz ser independente e tendo maior condições de expressar sua vontade de forma mais segura.

A criança é musical por natureza, ela inventa experimenta, vive a música do seu corpo. A criança e intensa e sempre aberta para novas descobertas. 

A música e um instrumento facilitador no processo de aprendizagem, pois o aluno aprende a ouvir de maneira ativa e refletiva, também além de aprender na música ele também aprende sobre a música, assim através dessas vivências se criam citações para construir um bom aprendizado.

No contexto escolas a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, ela atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo e do som e por meio da melodia, atinge a afetividade.

A música na escola trás para a criança inúmeros benefícios, tanto no aspecto social, cultural e cognitivo. E através dela que as diversas áreas do conhecimento podem ser estimuladas. E uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolver o universo da expressão de sentimentos, idéias, valores culturais e facilita a comunicação do indivíduo com sigo mesmo.

Por Professora Elizabete Cristina Emmel

Postado: Leila Ruver
Vídeos