Notícia

Texto de Opinião - 07/02/2017 - A importância do desenho no desenvolvimento infantil


Por Elisandra Jaqueline Rehbein Professora de Educação Infantil


As crianças na pré-escola adoram desenhar. Nesta fase a criatividade de uma criança parece não ter fim. No inicio o que se enxerga é um emaranhado de linhas, traços livres, pontos e círculos, essa fase é denominada garatuja. Depois com o passar do tempo vai se dando forma aos desenhos: pessoas, carros, casas, flores, etc., cada vez mais aperfeiçoando os detalhes.

 

Ao desenhar, a criança adquire muitos aprendizados, desenhar é uma maneira de comunicar-se e contribuindo para vários aspectos: coordenação motora, visão, movimento das mãos, organização do pensamento, noções espaciais e outros aspectos cognitivos muito importantes para a sua alfabetização.

 

Uma das principais funções do desenho no desenvolvimento infantil é a possibilidade da criança representar a realidade, onde ela expressa seus sentimentos e ideias podendo dar pista de como a mente da criança se encontra.

 

Muitos psicólogos e psicopedagogos utilizam o desenho como método para saber o que está acontecendo com a criança. Através dos traços e cores que a criança faz é possível visualizar o que ela sente e pensa sobre determinado assunto.

 

Por tanto, desenhar é uma forma de a criança lidar com a realidade que a rodeia, representando situações que lhe interessa ou lhe incomoda. Assim sendo na escola ou em casa, o simples fato de desenhar é muito importante para a criança, de maneira que ela trabalhará o seu cognitivo e também poderá se comunicar melhor com que as rodeia.

 

Elisandra Jaqueline Rehbein

 

Professora de Educação Infantil

Postado: Leila Ruver
Vídeos