Notícia

Agricultura - 06/12/2018 - Plantio de soja quase concluído em Crissiumal


Tempo bom tem colaborado para o serviço agrícola

Na cultura da soja, a semeadura avançou nos últimos dias, especialmente pelo clima seco, variando com a intensidade das precipitações nos municípios, mas aproximando-se do final. 

Resta concluir a semeadura em somente 9% da área. No Estado, 89% das lavouras de soja estão em germinação e desenvolvimento vegetativo, sendo que muitas estão sendo replantadas pela baixa germinação das sementes, causada por baixo vigor, solos compactados e ataque de fungos nas sementes. 

Em Crissiumal a expectativa de plantio é de 9500 hectares de soja na safra e 1500 hectares na safrinha. No município também faltam ser semeadas cerca de 10 % das lavouras ainda, já que o plantio até o final de dezembro está dentro do zoneamento agroclimático, segundo o chefe do escritório da Emater local, Fernando Leichtveis.

Em Crissiumal foi necessário o replantio em algumas áreas, principalmente naquelas semeadas antes das chuvas mais fortes ocorridas em final de outubro. Foram replantios na maioria parciais, geralmente nas cabeceiras e partes mais sujeitas a lavouras encharcadas.

A safrinha terá o plantio entre janeiro e fevereiro.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos