Notícia

Texto de Opinião - 06/09/2018 - Coluna Dra Alexandra Bastos, Pediatra


É importantíssimo que os Adolescentes tenham acompanhamento adequado

Os pais quando os filhos são pequenos estão sempre preocupados em levá-los ao pediatra, para saber se o peso está adequado, preocupados com anemia, preocupados com a alimentação.

Mas um belo dia a criança cresce e para de ir ao consultório. O problema é que isso acontece em um momento onde é muito importante a Adolescência.

E porque nessa fase é tão importante? Bom primeiro que ponto de vista biológico, nenhuma outra etapa da vida extra-uterina é marcada por tantas mudanças rápidas como a adolescência. E o crescimento e desenvolvimento são muito peculiares, bem diferentes da infância e da vida adulta. Além das mudanças físicas, o jovem também modifica sua forma de pensar de encarar o "novo mundo". Movido pela curiosidade, muitas vezes ele pode se expor a riscos, principalmente quando está com o grupo de amigos.

Nessa fase onde se inicia a puberdade, que é dividida em etapas e deve ocorrer nas idades certas. O adolescente deve manter um controle de peso e altura como era feito quando criança, porém com um objetivo diferente, porque agora ele tem o que chamamos canal de crescimento. Precisamos nos preocupar com a dieta, porque na adolescência a quantidade de nutrientes a ser consumidas é diferente de outras épocas, controle sobre as atividades físicas.

Nessa fase inicial as dúvidas sexuais, drogas, sofrimentos por bullying, pelo próprio corpo, questões que alguns adolescentes não falariam com os seus pais. 

O calendário vacinal que não termina na infância, o adolescente também tem e precisa ser acompanhado.

Por isso a consulta de acompanhamento do adolescente é um pouquinho diferente, a primeira é feita com os pais e as demais apenas com o paciente (claro que os pais podem tirar as dúvidas, sempre respeitando o sigilo médico paciente).

Isso tudo é chamado de HERBIATRIA, uma área da pediatra, então adolescente deve continuar frequentando o pediatra sim, pois é uma fase onde são necessários muitos cuidados. 

Postado: Leila Ruver
Vídeos