Notícia

Texto de Opinião - 06/09/2017 - Ânimo - Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Coragem, levante-se, olhe para frente, tenha fé, não desista, amanhã é outro dia. Acredite, mude de vida. É Jesus quem mais veio animar as pessoas.

Vivemos numa época em que muita gente vive desanimadamente, com medo, desorientada e sem esperança. Outros vivem desiludidos e isto os conforta temporariamente até que se dão conta da realidade de estarem ainda mais no fundo do poço. Ilusões até podem acontecer, momentos de desânimos surgem. Olhando a história bíblica constatamos tanta gente até escolhida por Deus desanimar diante de obstáculos; o povo de Deus, Moisés, profetas, os próprios Apóstolos quando Jesus lhes fala da cruz e mais ainda na crucificação. Poderia haver maior desânimo quando aquele que era toda esperança foi morto.

Existem também momentos de esperança, ânimo, e vida nova para o povo de Deus quando avista a terra prometida, para os profetas quando veem que a palavra de Deus se cumpre, para os discípulos quando o ressuscitado lhes aparece. Quantas vezes o próprio Cristo fala palavras de ânimo e de vida nova. Para a menina que estava morta Ele diz; “Levanta-te” (Mc 5,41d). Para o jovem de Naim diz. “Moço eu te ordeno Levanta-te” (7,14,c). Para os discípulos em alto mar diz; “Coragem sou eu. Não tenhais medo” (Mt 14,26c) Para quem está em pecado diz; “Teus pecados estão perdoados” (Mt 9,2). Para a mulher, que está para ser apedrejada até a morte, Ele diz; “eu também não te condeno vai e não peques mais”(Jo 8,11d). Para outros diz: “a tua fé te salvou” (Lc 17,19b). Para a humanidade pecadora que até O condena ainda diz: “Pai perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”(Lc 23,34). Aos que estão com dúvidas diz; “Não se perturbe o vosso coração” (Jo 14,1).”

Onde nós buscamos confiança, esperança e ânimo para uma vida nova? É em propostas do mundo, em falsas promessas de prosperidade ou até deixando a Igreja d’Ele para deixar de fumar ou para deixar outros vícios. Ninguém precisa deixar a sua Igreja para mudar de vida. É Ele que instituiu a Igreja como única esperança de salvação para toda a humanidade.

É gratificante conviver com pessoas animadas vibrando com a sua vida, com sua profissão com sua família, com sua comunidade e igreja. Pessoas assim contagiam positivamente. Nós também devemos ser causa de ânimo, de alegria e de novas esperanças. O cristão não pode viver desanimado, pois é alguém que tem esperança. Que as palavras e a pessoa de Jesus Cristo sejam causa e motivo de vida nova para cada um. Amigo e amiga! Ânimo. Acredite na vida, pois, Jesus deu a sua vida pela nossa.

Ariquemes, 06/09/17 Pe. Renato José Rohr, scj.

Postado: Leila Ruver
Vídeos