Notícia

Curiosidades - 06/08/2017 - Guia Crissiumal entrevistou João Justo, o João do Balão


Confira na matéria imagens fantásticas em fotos e vídeo de Crissiumal vista do alto

No final do domingo passado, 30 de julho, o Guia Crissiumal postou matéria com fotos próprias e de internautas do voo de um balão, que coloriu o céu da cidade, entusiasmou as crianças e fez toda a cidade olhar para o céu.

Durante essa semana recebemos novas fotos e vídeos do voo, mas estas mais espetaculares, feitas do alto, pelo piloto João Justo, que comandou os três voos de balão que Crissiumal pode acompanhar desde o final do ano passado.

Assista abaixo ao vídeo:

Aproveitamos para ouvir João Justo, o João do Balão. Confira a entrevista:

- Guia Crissiumal: Como iniciou esta sua vida de piloto de balão?

- João Justo: Participo do balonismo desde os meus 10 anos, sou de Torres e lá temos o maior evento de balonismo da América Latina, são 29 anos de festival. Então cresci vendo os balões e sempre fui apaixonado, desde os 10 fazia equipe (ajudava na inflagem e resgate dos balões) em 2015 alcancei meu sonho e me formei piloto.

- Guia Crissiumal: Como funciona, sei que em algumas oportunidades pessoas pode voar contigo?

- João Justo: Durante as competições voamos sozinhos, mas fora delas, nos treinos levamos passageiros, para cobrir os custos do voo.

- Guia Crissiumal: Qual a sensação de voar?

- João Justo: Pra mim é algo incrível, estar no céu é imitar os pássaros, algo impossível para o homem até 1783 quando inventaram o primeiro balão, dois franceses foram os inventores.

- Guia Crissiumal: Como é voar em Crissiumal, se comparado a outros lugares:

- João Justo: Crissiumal é fantástica para voar! Aqui tem um diferencial enorme que é possibilidade do voo à tarde, já que força dos ventos ao entardecer é muito pequena. Em Torres, minha cidade, são poucas as vezes que conseguimos voar a tarde, lá realizamos os voos pela manhã, quando a incidência dos ventos é menor. Estar voando e admirar as belas paisagens da região junto com o por do sol de Crissiumal é uma combinação perfeita e linda.

- Guia Crissiumal: Existe uma documentação necessária para voar?

João Justo: Para eu ser um piloto de balão preciso de um Breve para balão de ar quente pela ANAC, são necessárias para isso um mínimo de 18 horas de voo de instrução, prova teórica e então a avaliação final com um piloto checador. O balão é uma aeronave registrada, fiscalizada e com revisões e manutenções realizadas periodicamente em São Paulo.

- Guia Crissiumal: Qual seu histórico como piloto?

- João Justo: Peguei meu Breve em 2015, no mesmo ano me tornei campeão do 1° Circuito Torrense de Balonismo. Em 2016 fiquei em 3° lugar no campeonato Gaúcho (competição realizada em Santa Maria/RS).

- Guia Crissiumal: Soube que já voou fora do País?

- João Justo: Eu e minha noiva Alilian, ano passado estivemos presentes no Campeonato Mundial de Balonismo na cidade de Saga no Japão, foi uma viagem incrível e de grande aprendizado.

- Guia Crissiumal: O custo de um balão e seus acessórios é alto?

- João Justo: A aeronave, balão, tem um valor aproximado em torno de R$80 mil. 

- Guia Crissiumal: Que gás é utilizado para o voo?

- João Justo: O gás utilizado para o voo é o Propano, que custa o dobro do gás de cozinha.

- Guia Crissiumal: E o balão oferece um voo seguro?

João Justo: O balão é considerado o meio de voar mais seguro que existe

Veja abaixo as lindas fotos cedidas por João Justo ao Guia Crissiumal:

Crédito dos vídeos e fotos: João do Balão

Postado: Leila Ruver
Vídeos