Notícia

- 06/07/2011 - Secretaria de Saúde realiza programa de prevenção ao câncer de pele


Programa teve início em abril do ano passado

Desde abril do ano passado a Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido um importante programa de prevenção ao câncer de pele, que consiste na realização de pequenas cirurgias de ressecção de unha encravada, verrugas benignas ou com suspeita de malignidade, lipomas, cistos sebáceos, entre outras, em pacientes carentes. “Este programa visa beneficiar aquelas pessoas que não tem plano de saúde ou condições de pagar uma cirurgia particular, que custa de R$ 300,00 a R$ 500,00. Aqui ele ganha tudo de graça até os medicamentos, biopsia e curativos”, explicou Dr. Carlos Alberto Figueiredo.

 

Em mais de um ano que o programa está sendo desenvolvido 100 procedimentos já foram realizados, destes, 70 pacientes tiveram seu material encaminhado para exame anatomopatológico no Laboratório Rocha Gonzatti em Ijuí, dos quais 26 resultaram em tumores malignos. “Esses pacientes foram encaminhados para uma cirurgia mais radical, para extirpar e erradicar o tumor”, disse Figueiredo.

 

Segundo ele, o câncer de pele é o que tem maior incidência no mundo, 25% de todas as lesões neoplásicas, mas com apenas 3% das mortes. No Brasil, é nos estados do sul que ocorrem o maior número de casos. “Isso porque grande parte da população é de origem européia, entre italianos, alemães e poloneses. Assim, essas pessoas que tem a pele mais sensível estão mais expostas aos raios ultravioletas”. Dessa forma, o médico aconselha as pessoas, principalmente os agricultores, que em exposição ao sol usem manga comprida, chapéu de aba larga e protetor solar de fator 50.

 

As cirurgias realizadas pelo Dr. Figueiredo no ambulatório do Posto de Saúde, acontecem todas as terças-feiras, a partir das 17h e contam com o apoio da Técnica em Enfermagem Maria Helena Ribeiro.

 

Ela explica que o paciente deve agendar uma consulta em seu PSF, e caso necessário o médico responsável o encaminhará para as mini-cirurgias com o Dr. Figueiredo. “A pessoa vai ter que aguardar um tempo, pois a demanda é bastante grande. Tanto que aumentamos o atendimento de 3 para 6 pacientes por terça-feira”, esclareceu.

 

A Secretária de Saúde, Sandra Trentini destaca que este é mais um benefício da Administração Municipal para as pessoas carentes. “Percebendo a necessidade da população crissiumalense a Administração através desta secretaria passou a realizar estes procedimentos como uma forma de prevenção, pois muitos dos pacientes só teriam percebido a doença quando já estivesse em estágio avançado, assim eles podem tratá-la e até mesmo curá-la”, finalizou.

 

Matéria e foto de Vanessa Massmann, Jornal Colonial.

 

Postado: Dr. Carlos Alberto Figueiredo
Vídeos