Notícia

Vera Academia - 06/04/2018 - Coluna Vera Academia do dia 06.04.2018


Após treinos longos, isotônicos são usados para repor micronutrientes

Indicadas quando há perda de glicose e sais minerais, as bebidas isotônicas não devem ser confundidas com água. Suas funções vão além da hidratação. Repor as energias rapidamente. Assim pode ser descrita, resumidamente, a principal função das bebidas isotônicas. Estas possuem concentração semelhante aos fluidos corporais, de forma que podem ser transferidas, facilmente, para a corrente sanguínea, repondo perdas causadas por transpiração excessiva ou diarréia. Os repositores hidroleletrolíticos têm se tornado o suplemento mais consumido por praticantes de atividade física. São bebidas isotônicas a água de côco, o soro caseiro e os industrializados líquidos coloridos de sabor forte vendidos em garrafinhas de plástico e distribuídos em copinhos em grandes corridas. Mas, corredor, é bom ficar atento. Nem sempre o seu consumo é recomendado. 

Toda atividade física faz com que o organismo perca água, mas nem sempre é necessária a reposição de glicose e sais minerais. Para corredores de 10km e até uma hora de corrida não há necessidade da utilização de bebidas isotônicas. Em corridas acima de uma hora, como, por exemplo, as 10 milhas (16 km), meia maratona ou maratona há necessidade do uso de isotônicos. Especialistas também apontam que a função deles é repor a perda de eletrólitos, como o sódio, o potássio, entre outros, também a perda de água e de glicose, retardando, assim, a fadiga muscular, a hipoglicemia e a hipotensão. 

Mas nada de consumir sem indicação, afinal, isso pode causar alteração de pressão, já que se estaria consumindo micronutrientes em excesso.

Hidratação é feita com muita água e, quando for necessária a reposição, aí sim, entra o isotônico. E se está na dúvida se vai beber o de frutas cítricas ou de limão, não se preocupe, os diferentes sabores não interferem no efeito da bebida. Escolha o que agrada mais o seu paladar e faça bons treinos!

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos

Frio e geada 16 e 17.06.2018




Culto de Ação de Graças Comunidade Evangélica Trindade 10.06.2018




Domingo - 24/06/2018 VI Mateada Pela Vida

Início: 09h00min Praça 25 de Julho, Crissiumal RS Diversas atrações

Sexta-Feira - 13/07/2018 Festa Julina em Vista Nova

Promoção: CPM e Escola Tuiutí Início: 19h30min Local: Ginásio de Esportes Animação: Produção Musical