Notícia

Texto de Opinião - 06/04/2017 - Vem para fora - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

Esta frase dita a Lázaro para sair do túmulo, certamente, é o que Jesus quer dizer a cada um de nós, pois, é Ele quem nos veio libertar de todas as prisões túmulos e escravidões.

Quem de nós não se sente como aprisionado por alguma coisa em sua vida. O nosso ser espiritual se sente como prisioneiro da carne, por isso, existem as tentações e convites para as coisas mundanas. Segundo Marta Lázaro já estava cheirando mal. Quantas pessoas que se dizem cristãs perderam o perfume do crisma, estão distantes da vida nova que Cristo trouxe para toda humanidade. É Ele quem nos diz: “eu sou a vida”( Jo11,25ª ). Nem sempre vivemos esta vida nova. Por isso Jesus continua dizendo a cada um de nós; vem para fora, ou seja, saia desta situação de morte e vamos viver a vida em plenitude, deixe a vida de pecador e venha para a vida da graça. É preciso encontrar a saída, tirar a pedra e quando não se consegue sozinho porque não buscar ajuda. Para Lázaro Jesus pede que as pessoas próximas dele ajudem a tirar as amarras. Quantas vezes as pessoas que estão próximas podem prestar serviços. Como é importante aceitar a intervenção de pessoas que nos querem ajudar.

Existem verdadeiros Cireneus, ou, anjos que Deus nos envia para nos tirar de caminhos que não deveriam ser os nossos. Existe muita gente com medo de sair para uma vida nova, medo de fracassar, com medo de cair de novo quando o importante é se levantar de novo, sair de situações erradas, acreditar na graça de Deus que está aí para nos salvar. É Jesus que continuamente nos diz; vem para fora, sai deste túmulo das coisas do mundo para aderir ao reino de Deus. É esta, sem dúvida, a saída para toda a humanidade.

Afinal quais são as pedras que nos prendem? Quais são as amarras que não deixam muita gente andar? Para Lázaro, além de estar morto há quatro dias era uma grande pedra que o trancava no túmulo esta lhe foi tirada, e as tiras de pano que o prendiam deviam ser retiradas pelos presentes. Para nós a pedra da morte eterna foi tirada pelo próprio Cristo, outras amarras que nos prendem e não nos deixam caminhar livres nós mesmos somos convidados a tirá-las.

Amigo e amiga! Oxalá que ninguém tenha pedras no seu coração, que ninguém esteja com o coração amarrado. Ainda que alguém esteja amarrado, saibamos nos ajudar mutuamente para sempre aceitarmos o convite de Jesus para que sua obra salvadora aconteça na vida de cada ser humano. Sejamos todos fraternos. Que cada um escute o convite de Jesus que a todos diz “vem para fora”. É tempo de conversão. É tempo da graça de Deus. Jesus nos convida a sairmos das trevas do pecado. É hora de irmos para a luz e sermos luz. Ele nos diz “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,11ª). Se temos limitações, vícios ou pecados Jesus diz; “Vem para fora”.

Ariquemes, 06/04/17 Pe Renato José Rohr, scj.

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos