Notícia

Leite - 06/03/2018 - Municípios da Região Celeiro Decretam situação de emergência econômica em virtude da crise no leite


Audiência pública aconteceu na última sexta

Na última sexta-feira, dia 02, o Prefeito de Chiapetta e Presidente da Amuceleiro, Eder Luis Both, esteve presente na Audiência Pública que debateu regionalmente a crise do leite. O evento, ocorrido na Câmara de Vereadores de Tiradentes do Sul, reuniu agricultores familiar, lideranças políticas e da sociedade civil e serviu para anunciar o decreto coletivo de emergência econômica dos municípios na região Celeiro.

De acordo com o prefeito Eder, durante audiência foi apresentado estudo solicitado à Emater sobre os impactos causados pela crise na região. Segundo relatório, no último ano, cerca de R$125 milhões deixaram de girar na economia regional. Além disso, a crise tem contribuído para que as pequenas famílias abandonem a produção por conta da inviabilidade da atividade leiteira.

Dos 21 municípios que integram a região Celeiro, 20 já haviam decretado situação de emergência econômica por causa da crise do leite. Para os prefeitos integrantes da Amuceleiro a assinatura do decreto nos municípios tem como objetivo mostrar o apoio para com os produtores e chamar a atenção dos governantes para situações como o desemprego e o êxodo rural acelerado na região, uma vez que esta tem sua base econômica na agricultura, principalmente da atividade leiteira e se esse setor vai mal, os demais, por consequências acabam sendo atingidos também.

Da audiência resultou uma pauta de ações e reivindicações que estará sendo encaminhada aos órgãos responsáveis, buscando viabilidade e articulação para que sejam todas atendidas pelo governo estadual e federal e também pelas indústrias do setor leiteiro.

 

Abaixo seguem as ações/reinvindicações elencadas na audiência:

Decreto de emergência econômica dos municípios da Amuceleiro;

Não importação de leite (extinção do Decreto Estadual nº 53.818 sobre alíquotas de leite importado);

Política diferenciada de preços (mínimo justo ao produtor);

Compras Institucionais (aquisição pela CONAB de estoques regulares para beneficiar programas sociais, PAA, PNAE);

Política de subsídios quando necessário;

Combate rigoroso aos sistemas de calotes existentes por parte das empresas do ramo;

Renegociação das dívidas dos produtores;

Abertura de crédito emergencial;

Atualização da tabela do programa de garantia de preços justos para agricultura familiar;

Campanhas de mídias nacional e estadual de incentivo ao consumo do leite;

 

Fonte / Foto: AMUCELEIRO

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos